Prata da Casa

Autora de “Moça com brinco de pérola” lança novo livro

Nenhum Comentário

Por  Marcelo Vieira

 

Em A última fugitiva, a autora best-seller de Moça com Brinco de pérola faz sua primeira e bem-sucedida incursão ficcional na história americana”

 

Desilusões amorosas existem desde que o mundo é mundo. Hoje em dia, há inúmeras formas de fugir do problema. Mas na Inglaterra, em pleno século XIX, como uma jovem quaker, criada sob a redoma do protestantismo, poderia evitar o sofrimento do término?

A saída encontrada pela jovem Honor Bright foi mudar-se de mala e cuia para os Estados Unidos, meio que com a tarefa de acompanhar a irmã, Grace, que estava de casamento marcado com um comerciante também inglês — e também quaker — radicado na América. Mais precisamente em Ohio.

Só que o Novo Mundo estava longe de ser aquilo que povoava os sonhos da menina. As primeiras impressões de Honor sobre seu novo lar — a inconsistência do clima, a inospitalidade das pessoas, o vão cultural maior que o oceano que separava Inglaterra e Estados Unidos — pareciam indicar um futuro apenas morno; desmotivador para alguém que buscava uma total reviravolta para melhor, não é?

O cenário começaria a mudar ao Honor ver-se envolvida com as operações da Ferrovia Subterrânea, uma rede clandestina de auxílio a escravos fugitivos. A ideia até que era simples: dar abrigo e alimento aos negros que trilhavam seu caminho rumo ao Canadá e à liberdade. Ou, na melhor da hipóteses, apenas fazer vista grossa e mentir caso os capatazes que ganhavam a vida caçando os foragidos lhe interrogassem. Por outro lado, um flagrante resultaria em uma multa astronômica, além da perda de uma bela fatia de terra no caso dos fazendeiros.

Fazer parte de tal iniciativa daria a Honor algo pelo qual valeria a pena viver e se arriscar. Também ensinaria a jovem a equalizar as bandas de sua humanidade e de seus valores religiosos. Mas às custas de quê se daria o crescimento pessoal? Em seu novo livro pela Bertrand Brasil, mais do que tratar a liberdade como uma meta de vida, Tracy Chevalier a eleva ao posto supremo de definição do que é felicidade.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais