Palavra de editora

“Você é do tamanho dos seus sonhos”, de César Souza

1 Comentário

Por Silvia Leitão

Hora de sair da mesmice e tentar algo novo

 Publicado originalmente em 2003 pela Editora Gente e em 2009 pela Editora Agir, Você é do tamanho dos seus sonhos é um grande sucesso, tendo inspirado dezenas de milhares de pessoas e alcançado uma marca bastante expressiva de vendas de exemplares para os padrões do mercado editorial brasileiro.

O autor César Souza também é profissional bem-sucedido como empresário, palestrante, consultor, considerado um dos 200 Líderes Globais do Futuro pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça. Ele nos incentiva a ter sonhos, definir metas para alcançá-los, transformá-los em projetos viáveis – esse é o objetivo maior da sua obra. Como ele mesmo aponta: “Projetos são sonhos com data marcada!”

O lançamento desta edição definitiva, em 2016, coincide com um momento muito oportuno para todos nós. A recessão atingiu em peso a indústria, o comércio, os serviços, os estudos; fez adiar planos, sonhos. Mas o que não podemos é paralisar. A vida segue, as contas chegam. A hora é de sair da mesmice e tentar algo novo. Nas palavras do próprio César Souza: “O novo pode ser o resgate de sonhos arquivados na sua alma e passíveis de serem realizados por meio de parcerias inovadoras.”

Sair da zona de conforto e alterar a rotina não é fácil. Requer determinação, escolhas, planejamento. Também demanda apoio familiar. E exige empreender mudanças objetivas para a concretização de projetos, de sonhos possíveis.

É um ato de coragem.

É um ato de fé.

César é incansável ao recorrer a situações reais, tanto em suas consultorias, como no dia a dia, em aulas, palestras e no rico convívio humano, dando um sabor especial aos diversos casos que ele vai compartilhando com os leitores ao longo dos capítulos. Podemos dizer que César tem sempre uma boa história para contar, uma história de motivação, um exemplo de superação e de inovação que ajuda (e muito!) a enriquecer seu livro.

Suas obras – e esta em particular – podem ser também fonte de orientação para centenas de jovens que chegam anualmente ao mercado de trabalho ou querem chegar. Sou casada com um professor universitário do curso de Comunicação Social e percebo nele a preocupação em orientar os alunos para o mundo corporativo. São jovens bem-formados, na maioria, mas que não têm a menor preparação para a formalidade, a conduta, a disciplina, a competitividade e o comprometimento que lhe serão exigidos na área profissional. Ele diz que todo curso de graduação deveria ter uma disciplina obrigatória intitulada “Comportamento e Conduta no Local de Trabalho” porque, em geral, as pessoas são contratadas por qualidades técnicas, mas são dispensadas por questões comportamentais.

Sou também mãe de uma adolescente de 14 anos que começa a se interessar por opções de carreira, ainda identificando sonhos. Os jovens precisam descobrir o que querem para os próximos dez anos e depois para os próximos vinte, quando não serão mais tão jovens assim. Precisam encontrar o lugar deles no mundo, na sociedade, na família, saber o que lhes traz o tão desejado brilho nos olhos. Precisam reaprender a sonhar e a lutar para transformar suas aspirações em realidade, por mais adverso que seja o momento e suas circunstâncias pessoais.

Mas este livro não é útil apenas para os jovens. É precioso para todas as idades e fases da vida. O próprio autor enfatiza que sonhos não têm idade, não envelhecem nunca.

Boas escolhas. E mãos à obra.

O caminho é árduo. Mas teremos luz no final desse túnel.

Só não fique esperando nem perca tempo tentando adivinhar o que vem pela frente. Sonhe. Construa seu futuro. Sonhar é inventar o futuro.

Texto originalmente publicado como Posfácio no livro Você é do tamanho dos seus sonhosque a Best Business relança em junho/2016.

Comentários
  • R D

    O homem é do tamanho do seu sonho é do grande escritor português FERNANDO PESSOA

Posts Populares
Não passarão

Não passarão

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais