Notícias

Precisamos falar sobre listas

1 Comentário

Por Bruno Zolotar

As listas dos mais vendidos têm um importante papel na indústria editorial.

Muitos leitores e livreiros se guiam pelo que está listado para suas leituras, compras e reposições.

E existe um “efeito tostines”. O que vende mais está nas listas. E o que está nas listas vende mais.

Mas acreditamos que o modelo ideal de apresentar estas listas é o do New York Times ou o do Publish News, que as segmentam em assuntos como ficção adulta, infantil e jovem, negócios, não ficção e auto ajuda, por exemplo. A maioria das listas aqui no Brasil mistura categorias e isso acaba por não dar ao leitor um panorama exato do que as pessoas consomem, nos diversos segmentos.

O Grupo Editorial Record é um dos que mais investem em autores nacionais no país. Nós acreditamos no autor brasileiro e achamos que é fundamental dar visibilidade a ele, através de uma lista segmentada. Por isso, a partir do último domingo, por livre iniciativa, em nossos anúncios em mídia impressa, neste blog e nas nossas redes sociais, vamos passar a divulgar a nossa lista de autores brasileiros mais vendidos, dos nossos diferentes selos e editoras.

A lista será divulgada semanalmente e vai trazer os 10 mais de autores nacionais da semana anterior, fundindo ficção e não-ficção.

A lista desta semana, publicada num anúncio no último sábado, no Jornal O Globo, traz a marca do Grupo: diversidade, qualidade e a independência de linha de pensamento. De Betty Millan e seu corajoso “A mãe eterna” ao clássico “Vidas secas”, de Graciliano Ramos. Da ficção romântica e divertida de Carina Rissi ao estreante Rodrigo Duarte Garcia. De Olavo de Carvallho a Marcia Tiburi. Da fantasia de Eduardo Spohr à poesia de Zack Magiezi.

A base de dados é do Instituto de pesquisas Nielsen, que mede as vendas no mercado brasileiro através de sua ferramenta Bookscan. O ranking abaixo é da semana de 2 a 8 de maio.

Confira a lista completa:

1-      A mãe eterna – Betty Millan (Record)

2-      Estranherismo – Zack Magiezi (Bertrand Brasil)

3-      Padre Marcelo Rossi – Heloisa Marra (BestSeller)

4-      O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota – Olavo de Carvalho (Record)

5-      Mentira perfeita – Carina Rissi (Verus)

6-      Os invernos da ilha – Rodrigo Duarte Garcia (Record)

7-      Paraíso perdido – Eduardo Spohr (Verus)

8-      Vidas secas – Graciliano Ramos (Record)

9-      Como conversar com um fascista – Marcia Tiburi (Record)

10-   Pedagogia da autonomia – Paulo Freire (Paz e Terra)

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais