Dica de leitura

No Dia Internacional da Mulher, confira 5 livros sobre mulheres poderosas que chegam em breve às livrarias

Nenhum Comentário

Nélida Piñon foi a primeira escritora mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no Brasil. Autora da Record, ela lançou ano passado na editora “Filhos da América”, um livro de ensaios que, entre outros, trazia um texto sobre a presença da mulher na literatura. A obra vem se juntar a outros 174 livros escritos por mulheres e publicados pelo Grupo Editorial Record em 2016. Veja a lista completa aqui.

Na Verus e na BestSeller, foram 55 títulos, entre eles o da best-seller Carina Rissi, o livro da executiva de TV Shonda Rhimes e o da atriz Carrie Fisher, a princesa Leia, que morreu no fim do ano passado. Na Galera Record, selo jovem do grupo, são 46 obras escritas por mulheres, entre elas, Meg Cabot, Paula Pimenta e Lauren Kate, além de novatas como Pam Gonçalves e Babi Souza. Na Record, entre autoras nacionais como Marcia Tiburi, Martha Mendonça e Elisa Lucinda, e estrangeiras como Daniele Steel e Samanta Schweblin, foram 35 obras de ficção lançadas. A Bertrand Brasil publicou 26 escritoras, entre elas Nora Roberts, Marian Keyes e Ruth Rendell.

Na Civilização Brasileira, Paz & Terra e José Olympio, foram 13 autoras, entre elas Lydia Davis, Alice Walker, Debora Diniz e Saskia Sassen.

Em 2017, serão muitos outros. O blog selecionou cinco lançamentos do primeiro semestre para os leitores ficarem de olho. Leia abaixo.

IMPÉRIO DE TEMPESTADES (VOL 5. TRONO DE VIDRO) | Sarah J. Mass | Galera

Decidida a recuperar a coroa e o seu trono de direito, Aelin Galathynius passará por inúmeros desafios até, finalmente, chega a Terrasen. Amigos serão perdidos, lealdades serão quebradas e alianças inesperadas surgirão. Com a vida e poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina, conhecida como Celaena Sardothien, colocará a própria segurança em risco para proteger os seus. Mas a única salvação está numa relíquia enterrada nas ruínas de um velho pântano. Agora, mais do que nunca, Aelin precisa de Rowan, de Dorian e de todos os aliados para conseguir descobrir a localização exata desta relíquia sagrada. Chegou a hora de levantar os exércitos de Erilea. De cobrar velhas dívidas… É hora de marchar contra o mais supremo dos males. E confiar na pureza de seu coração para trazer a luz. Chega às livrarias em março.

PELAS PAREDES | Marina Abramovic | José Olympio

Filha de pais comunistas e heróis da Segunda Guerra Mundial sob o regime de Tito na Iugoslávia do pós-guerra. Marina foi criada em uma cultura de rigidez implacável. Mesmo quando estava começando a decolar na carreira artística internacional, Marina viveu sob o controle abusivo da mãe, obedecendo estritamente ao toque de recolher das 22h. Mas nada poderia sufocar sua insaciável curiosidade, seu desejo de se conectar com as pessoas ou seu indelével senso de humor balcânico – tudo que caracteriza sua arte e sua vida. O coração de “Pelas paredes: memórias de Marina Abramovic” é uma dramática história de amor – uma parceria de 12 anos com o colega performer Ulay; muito desse tempo gasto viajado pela Europa em uma van e sem dinheiro. Mas o livro de Marina narra ainda a história de uma carreira artística incomparável, que empurra seu corpo além dos limites do medo, da dor, da exaustão e do perigo, em uma busca assumida pela transformação emocional e espiritual. Chega às livrarias em maio.

MINHA VIDA NA ESTRADA | Gloria Steinem | Bertrand Brasil

O livro é a história emocionante e profunda sobre o crescimento de Gloria e também de um movimento revolucionário em busca de igualdade — e como encontros surpreendentes na estrada ajudaram a moldar ambos. Da primeira experiência de ativismo social entre as mulheres na Índia ao trabalho como jornalista na década de 1960; do turbilhão de campanhas políticas à fundação da revista Ms.; Da histórica Conferência Nacional da Mulher de 1977 às viagens aos territórios indígenas —, uma vida passada na estrada permitiu a Gloria ouvir e conectar-se profundamente com as pessoas, entender que contexto é tudo e fazer parte de um movimento que mudaria o mundo. Chega às livrarias em abril.

THE SECRET STORY OF WONDER WOMAN | Jill Lepore | BestSeller

A personagem Mulher-Maravilha, criada em 1941, no ápice da Segunda Guerra Mundial, é a super-heroína mais famosa de todos os tempos. Depois do Superman e do Batman, ela é a que existe há mais tempo e a que conquistou os seguidores mais fiéis e apaixonados. Como a maioria dos super-heróis, a Mulher-Maravilha tem uma identidade secreta. Mas diferentemente dos outros, ela também tem uma história secreta.Em The Secret History of Wonder Woman, Jill Lepore traz um trabalho brilhante de investigação, mostrando como a criação da Mulher-Maravilha também esconde uma fascinante história familiar e tem conexão com a luta feminista pelos direitos das mulheres.Esta edição inclui 161 ilustrações de quadrinhos da Mulher Maravilha e 16 páginas coloridas. Chega às livrarias em maio.

HEBE | Artur Xexéo | BestSeller

Hebe Camargo é um dos grandes nomes da história da televisão brasileira. A estrela, que começou sua carreira cantando no rádio, foi convidada para a  primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira e nela ficou até sua ultima gravação, em 2012, sendo conhecida por sua irreverência e autenticidade. Nessa biografia, o jornalista Artur Xexéo se dedica a contar toda a trajetória da cantora e apresentadora que marcou a história do rádio e da televisão no Brasil. Chega às livrarias em maio.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais