Notícias

“Distância de resgate” é finalista do prêmio Man Booker Internacional

1 Comentário

Romance de estreia de Samanta Schweblin, “Distância de resgate” é um dos 13 finalistas do Man Booker International Prize . O vencedor do prêmio britânico recebe 50.000 libras, a serem divididas entre autor e tradutor. Escolhida por um painel de cinco jurados, a lista tem romances e livros de contos, sempre de ficção. A deste ano tem representantes de França, Polônia, Israel, China e Albânia, entre outros. “Distância de resgate” é o único representante das Américas.

Lançado no Brasil pela Record em 2016, o livro mostra como as amigas Amanda e Carla e seus respectivos filhos, Nina e David, lidam com uma contaminação por pesticidas em uma pequena cidade rural da Argentina. Esta é só uma das maneiras – a mais simplificada possível – de descrever a trama da obra, uma narrativa hipnótica, vertiginosa e perturbadora do início ao fim do romance de 144 páginas.

Considerada uma das melhores jovens autoras de literatura em língua espanhola tanto pela revista Granta quanto pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, Schweblin escreve em forma de relato, onde a história é contada por dois narradores alternadamente: Amanda e David, que estão juntos em circunstâncias um tanto obscuras. Ela precisa se lembrar do que aconteceu nos últimos dias; ele a incentiva a continuar o relato e não se esquecer dos detalhes. “Isto não é importante” e “Estamos procurando o ponto exato”, ele repete a todo momento.

“Distância de resgate” fala sobre a relação complicada entre mães e filhos – o próprio termo que dá nome ao livro é derivado da pressão constante da maternidade. Fala ainda sobre a vida no ambiente rural no século XXI, hoje menos verde e tranquila, e mais industrializada, marcada pelo uso dos agrotóxicos. E, finalmente, fala sobre família e tradições, usando uma trama sobrenatural e um tanto assustadora sobre migração de almas. Tudo isso num livro poderoso, ao mesmo tempo incômodo e fascinante.

O vencedor do prêmio será conhecido no dia 14 de junho. Veja aqui a lista completa de finalistas.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais