Lançamentos

“O mago das mentiras”, de Diana B. Henriques

Nenhum Comentário

Seu rosto esteve estampado em inúmeros jornais pelo mundo como protagonista de charges políticas, sendo considerado a personificação de uma era egoísta e vergonhosa. Bernard Madoff foi responsável por um esquema financeiro que durou décadas, estendeu-se por todo o globo e atraiu milhares de pessoas e empresas que acabaram completamente arruinadas.

Finalista do prêmio Pulitzer pela cobertura da crise financeira de 2008, a jornalista do New York Times Diana B. Henriques resgata a história de Madoff e de seu golpe bilionário no livro “O mago das mentiras”, que foi adaptado para a TV pela HBO e traz no elenco Robert de Niro e Michelle Pfeiffer.

Descoberto no auge da crise, o esquema de Madoff consistia em pagar lucros aos investidores com dinheiro que não existia. Em um modelo de pirâmide financeira, o lucro que recebiam, na verdade, era dinheiro de outros investidores. Apesar de ter sido desmascarado apenas quando a crise econômica de 2008 nos Estados Unidos estourou, o empresário conta no livro que já sabia há muito tempo que não teria como solucionar o problema: “Em 1998, percebi que jamais sairia dessa. Foi quando reconheci o fato de que, em algum momento, o machado cairia sobre mim.”

“O mago das mentiras” detalha ainda as batalhas políticas, os desastres pessoais que resultaram em suicídios, inclusive de um dos filhos de Madoff, os fracassos comerciais e o fechamento de várias instituições de caridade.

Trecho:

“Não importa quando você leia isto, o próximo Bernie Madoff está trabalhando em segredo, em algum lugar do país ou do mundo. Um mundo imune a esquemas Ponzi é um mundo profundamente desprovido de confiança, e ninguém quer viver nesse mundo. Na verdade, nenhum sistema econômico saudável pode funcionar em um mundo assim. Portanto, exatamente agora, algum novo Bernie Madoff está explorando nossa necessidade de confiar para construir outro mundo de mentiras.

Leremos sobre ele no próximo mês ou no ano que vem. Até lá, suas vítimas estão dizendo a si mesmas o quão generoso e respeitado na comunidade ele é. Estão admirando sua vida de discreto luxo, ficando lisonjeadas quando decide inclui-las e um pouco invejosas do dinheiro que está ganhando para seus amigos mais bem-sucedidos, aquela gente sofisticada que fala tão bem dele. Estão dizendo a si mesmas que ele é uma excelente pessoa, um cavalheiro, um bom homem.”

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais