Quentinho da gráfica

Uma semana embalada por crônicas e poesias

Nenhum Comentário

9788501111548.O CARTEIRO E O POETA | Antonio Skármeta |Record

O romance que consolidou Antonio Skármeta como um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana ganha nova capa.  Em “O carteiro e o poeta”, Mario Jiménez é um afortunado carteiro responsável pela correspondência de certo senhor que poderia ser apenas um simples ancião experiente e bem-falante sobre as coisas do amor, se não fosse ele Pablo Neruda. A cada nova remessa de cartas, o humilde funcionário do serviço de correios chileno e o poeta consolidam uma relação inusitada: Mario vê no escritor e diplomata o cúmplice ideal nas considerações sobre a propriedade das metáforas e o mestre supremo na arte do amor. Em meio à efervescência política do Chile na virada da década de 1960 para 1970, a improvável amizade floresce. É do prêmio Nobel de Literatura que o carteiro busca conselhos sobre como conquistar o coração da garçonete Beatriz. E é do simples Mario que Neruda recebe os sons de sua casa, quando, doente, pede ao rapaz que grave os ruídos que encontrar pela Ilha Negra. Tal encontro, tão fictício quanto as figuras do carteiro e de sua amada, é promovido por Antonio Skármeta neste tempestuoso, engraçado e apaixonante romance. Uma inesquecível homenagem a Neruda, ao amor e à poesia.

9788501109156.PROGRESSO | Johan Norberg | Record

Ao examinar dados oficiais dos Estados Unidos, do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde, Johan Norberg analisa quão longe chegamos em relação às questões mais importantes da humanidade. Ele sustenta que, ao contrário do que muitos pensam, nosso avanço ao longo das últimas décadas foi incomparável: A despeito, por exemplo, das notícias catastróficas ouvidas diariamente, que nos apresentam um cenário segundo o qual nosso mundo estaria à beira do colapso, fizemos mais progresso nos últimos cem anos do que nos primeiros 100 mil, e a pobreza mundial diminuiu mais nos últimos cinquenta anos do que nos quinhentos anos anteriores.

 

9788576864370.O FUGITIVO DE OZA-GORA (ONÍRIA VOL. 2)  | B.F. Parry | Verus

Neste segundo volume da série Oníria, Eliott, acompanhado de seus fiéis amigos Farjo e Katsia, chega ao maravilhoso reino de Oza-Gora, onde finalmente vai encontrar o Mercador de Areia, a única pessoa que pode revelar a origem do sonho mortífero no qual seu pai está preso há meses. Mas, para libertar o pai, o garoto precisará localizar Jabus, o mais perigoso dos aprendizes do Mercador de Areia. Sua missão é ainda mais arriscada porque acontece em meio à terrível revolução dos pesadelos. À frente dessa revolta está a Besta, que capturou a princesa Aanor e está decidido a se casar com ela à força, a fim de consolidar seus planos maquiavélicos. Eliott, então, se vê diante de um dilema: salvar seu pai ou a princesa por quem está apaixonado?  “Oníria” foi indicado ao prêmio Prêmio Elbakin de Fantasia como melhor livro para jovens.

9788576863663.SÓ SE VIVE UMA VEZ (PENSE RÁPIDO VOL. 2) | Bridie Clark | Verus

Neste livro interativo cabe ao leitor decidir quais rumos a história deve tomar. No primeiro volume da série se passou durante o primeiro ano da Academia Kings, a prestigiosa escola de elite nas colinas de New Hampshire, mas  parece que o segundo ano vai ser ainda mais delicado. Você terá de lidar com o estresse de se manter em dia com uma quantidade insana de lição de casa. Sem contar que suas colegas de classe estão dando festas incríveis de dezesseis anos e, se você quiser ter uma também, vai precisar arrumar um emprego. Você vai escolher o trabalho como babá na cidade (e fingir não notar o flerte descarado do pai da criança)? Ou vai conseguir um estágio no New York Times — oferecido a você como um suborno —, além de ficar com um universitário? Recheado de caminhos e reviravoltas surpreendentes, este pode acabar sendo o melhor ano da sua vida… ou pode fazer você voltar aos prantos para casa. Quaisquer que sejam as decisões que você tomar, o ano promete ser inesquecível. Mas escolhas devem ser feitas rapidamente, e você terá de decidir que riscos correr para conseguir status social, aventuras, sucesso e amor.

9788503013321.COISAS NOSSAS | Luiz Antonio Simas | José Olympio

O livro é uma reunião de crônicas que celebra a cultura de rua do Rio de Janeiro, em especial da Zona Norte e do subúrbio. Segundo o autor, “os textos são uma espécie de roteiro sentimental de uma cidade que talvez nunca tenha existido, mas que certamente vive em mim”. Simas faz de seus textos uma conversa com o leitor, mostrando as trajetórias de gente comum. Em curtas narrativas focadas nos personagens, transita por uma espiral de causos curiosos que envolvem desde Gerson, um dos maiores pipeiros, ao nada comum funcionário exemplar de Dom João.

9788503013178.PEQUENOS REPAROS | Omar Salomão | José Olympio

Omar Salomão fez o tempo passar devagar para o leitor observar atento os sentidos mais claros, conduzindo o olhar para as sutilezas do dia a dia. Mas não apenas estes reparos povoam os poemas, as fotografias e os desenhos desta compilação. Omar destrinchou a palavra, pois ainda tinha pendente um ofício de reparar: como se alguém precisasse de remendo, de restauro, seus versos são também consertos, voltas. O desejo de reconstruir o que foi atingido por estragos passados. Omar fez de Pequenos reparos um diálogo entre seu trabalho plástico e literário, um artista moldando a linguagem e seus limites.

9788528616989.HOMENS DE ARMAS | Terry Pratchett | Bertrand Brasil

Em mais uma aventura ambientada no universo Discworld, a trama de “Homens de armas” gira em torno dos guardas da Vigilância Noturna de Ankh-Morpork. Os muito peculiares Cabo Cenoura (tecnicamente um anão), Policial-Lanceiro Porrete (de fato um anão), Policial-Lanceiro Detritus (um troll), a Policial-Lanceira Angua (uma mulher… na maior parte do tempo) vão enfrentar dificuldades quando surge na cidade a primeira arma de fogo de Discworld.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais