Notícias

15 livros do Grupo Editorial Record estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Nenhum Comentário

O Prêmio Jabuti divulgou na última terça, 3, os finalistas de sua 59º edição. O Grupo Editorial Record concorre com 15 títulos em 10 das 27 categorias.

O premiado escritor catarinense Cristovão Tezza concorre na categoria romance com o livro “A tradutora” (Record). Tezza já conquistou o prêmio em 2008 com  “O filho eterno” Record), que foi adaptado para o cinema em 2016.

“Receita para se fazer um monstro” (Record), de Mário Rodrigues, que foi o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura na penúltima edição, concorre ao título de melhor livro na categoria contos e crônicas.

Na categoria biografia, estão entre os finalistas “Frei Betto”, de Américo Freire e Evanize Sydow, e “Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta”, de João Vicente Goulart. Ambos da Civilização Brasileira. Lançado pela Record, “Xica da Silva: a Cinderela Negra” , de Ana Miranda, também está na disputa.

Na categoria reportagem e documentário, “A clínica: a farsa e os crimes de Roger Abdelmassih” (Record), de Vicente Vilardaga, concorre junto com “A tortura como arma de guerra” (Civilização Brasileira), de Leneide Silva. O romance “Enigmas da primavera”, de João Almino, está na disputa pelo prêmio de melhor livro brasileiro publicado no exterior.

A Galera Júnior está representada na lista de finalistas de livro infantil com “João, Joãozinho, Joãozito”, de Claudio Fragata.  Entre as obras de Ciências Humanas, concorre ao prêmio “A desordem mundial” (Civilização Brasileira), de Luiz Moniz Bandeira.  “Neuropropaganda de A a Z”(Record), de Antonio Lavareda e João Paulo Castro, está entre os finalistas na categoria Comunicação.

Dois livros do Grupo estão na disputa pelo prêmio na categoria Economia, Administação, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer. São eles: “A crise fiscal e monetária brasileira” (Civilização Brasileira), organizado pelo imortal Edmar Bacha, e “Finanças Públicas” (Record), que tem organização dos economistas Felipe Salto e Mansueto.

Entre os livros de Ciências da natureza, meio ambiente e matemática, “A simples beleza do inesperado” (Record), de Marcelo Gleiser, está entre os selecionados. Em  Ciências da Saúde, concorre ao prêmio “Zika: do sertão nordestino à ameaça global” (Civilização Brasileira), da antropóloga Debora Diniz.

Saiba mais sobre os livros selecionados:

9788501078889A TRADUTORA | Cristovão Tezza | Record
Em seu novo livro, “A tradutora”, Tezza retoma da protagonista Beatriz, de “Um erro emocional”. No livro, o autor entrelaça lembranças da personagem, diálogos do presente e fragmentos da tradução que ela faz de um livro de um filósofo catalão, numa linguagem que funde os tempos na narração.
“A tradutora” é um romance sofisticado, conduzido por um fio de leveza, humor fino e autoironia, em que encontramos Cristovão Tezza em pleno vigor de seu domínio narrativo – um livro que nos dá a sensação de vislumbrar a metade mais fascinante, complexa e misteriosa do universo humano.

RECEITA PARA SE FAZER UM MONSTRO | Mário Rodrigues | RecordCapa Receita para se fazer um monstro V2 DS

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2016 na categoria Contos, o autor de Garanhuns, Pernambuco, se lança na infância e sua zona obscura e amedrontadora, onde predominam as paixões, os desejos inconfessáveis, a natureza humana, em grau máximo de transparência.Os contos de “Receita para se fazer um monstro” tratam dessa perversidae: curtos e impactantes, são conduzidos com seca objetividade por um narrador cruel através dos relatos sobre as experiências, as relações e os aprendizados que compõem o tecido da nossa vida. O resultado é uma sequência de sobressaltos e revelações, que produz no leitor o efeito de uma obsessão.

9788520013007FREI BETTO: BIOGRAFIA | FREI BETTO: BIOGRAFIA  | Civilização Brasileira

Américo Freire e Evanize Sydow relatam a história da vida e da carreira de Carlos Alberto Libanio Christo, o Frei Betto, em meio às transformações político-sociais que ocorreram no Brasil e nos demais países da América Latina a partir dos anos 1960. O livro conta as diversas histórias que marcam a vida de Frei Betto, em que a religião – o Amor –, a política e a militância se articulam para criar uma sociedade democrática e plural, que acolha todos os cidadãos. Desde seu nascimento em uma tradicional família mineira, a Teologia da Libertação, a Ação Libertadora Nacional, a prisão durante a ditadura militar, a participação na criação de movimentos populares, a literatura e os prêmios, a proximidade com Lula, o trabalho nos países socialistas – principalmente em Cuba –, os gestos de solidariedade pessoais e públicos, entre tantos acontecimentos que têm tornado Frei Betto um homem admirável. O livro tem prefácio escrito por Fidel Castro e orelha por Fernando Morais. Há ainda depoimentos de nomes como Raduan Nassar, Chico Buarque, dom Paulo Evaristo Arns, Letícia Sabatella e Adolfo Perez Esquivel.

JANGO E EU | João Vicente Goulart | Civilização Brasileira

Aos 7 anos, João Vicente, filho de Jango e de Maria Thereza, foi, ju9788520010921nto com a irmã Denize, testemunha e vítima das circunstâncias que levaram a família ao exílio. Agora, mais de 50 anos depois, João recupera as memórias de um período turbulento, desde a vida no Uruguai, onde foi alfabetizado, até a idade adulta. Neste inventário afetivo da família Goulart, o registro histórico se relaciona ao pessoal. João fala sobre a incerteza, a falta de notícias, a difícil adaptação ao cotidiano uruguaio; sobre o momento no qual ficou claro que o golpe era muito mais do que uma quartelada – e que duraria décadas. O relato avança até a queda da democracia uruguaia, no início da década de 1970, e a subsequente mudança dos Goulart para a Argentina. O autor narra ainda os encontros com Paulo Freire, Glauber Rocha, Juan Domingo Perón, entre outros amigos ilustres de Jango.

9788501085894XICA DA SILVA: A CINDERELA NEGRA | Ana Miranda | Record

O canto dos escravos dá o tom nesta obra e nos transporta para o Brasil do século 18: uma realidade de fidalgos e pés-rapados, de cantos africanos e rezas católicas, um quadro vivo e riquíssimo de detalhes do violento ciclo do diamante, por meio do qual Ana Miranda reconstrói a biografia de uma personagem que nos fascina há gerações. Com narrativa colorida e vibrante, a autora revela as facetas e interpretações por trás da figura de Xica da Silva: da sedutora, capaz de dominar os homens com astúcia e sensualidade, à concubina amorosa, fiel ao marido e dedicada aos filhos, passando pelo papel de mecenas do Tijuco, de dona de cem escravos e administradora da maior riqueza de seu tempo. Uma mulher vitoriosa, revolucionária mesmo para os dias de hoje, irreverente e mandona, que superou com majestade a sua condição de escravizada, criando a lenda de uma Cinderela Negra.

A CLÍNICA | Vicente Vilardaga | Record9788501107268.

O livro-reportagem de Vicente Vilardaga narra com reconstituição detalhada, texto primoroso e narrativa de thriller a história de Roger Abdelmassih. O médico, um mito da medicina reprodutiva, incensado pela elite paulista, revelou-se um criminoso que estuprava pacientes e manipulava resultados médicos. O texto apresenta a rotina dentro da clínica de Abdelmassih e os abusos cometidos pelos médicos. Na obra estão ainda o enredo novelesco da fuga do criminoso, sua prisão e a trama de mentiras criada pelo médico.

A torturaA TORTURA COMO ARMA DE GUERRA | Leneide Duarte-Plon | Civilização Brasileira

Este é o primeiro livro publicado no país sobre a influência da “doutrina militar francesa” nas ditaduras do Brasil e de outros países latino-americanos. A partir de entrevistas exclusivas com o general Paul Aussaresses, relatórios secretos franceses e pesquisa bibliográfica extensa, a jornalista Leneide Duarte-Plon, finalista do Prêmio Jabuti de 2015, revela como foram aplicados no Cone Sul os métodos – entre eles tortura e execução sumária – da doutrina francesa de combate à “subversão” e ao “comunismo”. O livro apresenta também entrevistas com dois personagens emblemáticos da Guerra da Argélia, Henri Alleg e Josette Audin, além do relato inédito de Cecília Viveiros de Castro, personagem-chave para a elucidação da morte do deputado Rubens Paiva.

ENIGMAS DA PRIMAVERA|João Almino| RecordEnigmas da primavera

Enigmas da primavera atualiza a mais divulgada história de amor da literatura árabe, originalmente registrada em versos pelo poeta persa Nizami, no século XII. Na história de João Almino, o jovem Majnum apaixona-se por Laila, uma mulher quinze anos mais velha e casada. E sem poder viver esse amor, Majnun busca, confuso e insaciável, respostas para suas fraquezas e delírios. Passa os dias escrevendo uma novela e um ensaio sobre a tolerância no Islã. E absorto em suas leituras, mistura ficção e realidade na sua relação com a Espanha medieval.

Por onde anda em Brasília se depara com sua fixação por Laila e suas dúvidas existenciais, quase levando-o a loucura. Suspeito do assassinato do marido de Laila, ele vê na ida para a Espanha, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2011, a oportunidade de fuga. Lá, conhece mais sobre religião, fé e política.

9788501082251JOÃO, JOÃOZINHO, JOÃOZITO | Claudio Fragata |Galera Júnior

Em “João, Joãozinho, Joãozito”, o escritor Claudio Fragata recria a infância do escritor João Guimarães Rosa em Minas Gerais, unindo relatos e um tanto de fantasia. Com uma linguagem doce e cheia de poesia, ele apresenta a vida do menino em família, além da descoberta e do encantamento pelas estórias e pelos livros. O texto navega por passagens da vida de Joãozito que se transformam em grandes aventuras, e ainda aproxima a história do menino com a de Miguilim, um dos grandes personagens de Guimarães Rosa, que ganhou, na ficção, lembranças reais da infância do escritor.As ilustrações são de Simone Matias.

A DESORDEM MUNDIAL | Luiz Alberto Moniz Bandeira | Civilização Brasileira9788520012994

Um dos grandes especialistas latino-americanos em análise histórica e geopolítica de crimes praticados pelo imperialismo ocidental, Moniz Bandeira investiga neste livro como Estados Unidos, Rússia e países ricos da Europa devastam governos, povos e países – especialmente Iraque, Líbia, Síria, Ucrânia –, alimentando movimentos neoconservadores.Assim, promovem o terror, de maneira a criar um ambiente propício para se apropriarem do petróleo e de outros recursos naturais. Indicado duas vezes ao Prêmio Nobel de Literatura, o autor é formado em Direito, doutor em Ciência Política pela USP e professor titular de política exterior do Brasil no Departamento de História da UnB, além de ter sido professor-visitante de universidades na Alemanha, na Suécia, em Portugal e Argentina.

NeuropropaNEUROPROPAGANDA DE A A Z | Antonio Lavareda e João Paulo Castro | Record

Neste livro, Antonio Lavareda e João Paulo Castro selecionam e explicam, de forma didática, conhecimentos básicos da neurociência, e mostram como – e por que – podem e devem ser aplicados à propaganda, num tempo em que a mensagem de natureza afetiva se impõe. Com um texto acessível também a leigos, os autores conduzem o leitor ao centro da revolução decorrente da explosão no volume de informações sobre o funcionamento cerebral – e aos modos diversos como tal abundância influenciou a prática publicitária. Antonio Lavareda apresenta o programa Ponto a Ponto, da BandNews TV, considerado “o mestre das pesquisas”, preside os conselhos científicos do Ipespe e do NeuroLab Brasil. João Paulo Castro é jornalista e coordenador do NeuroLab Brasil.9788520013144

A CRISE FISCAL E MONETÁRIA BRASILEIRA| Organização de Edmar Bacha | Civilização Brasileira

A coletânea reúne 27 artigos de economistas do setor público, privado e acadêmico que apresentam uma perspectiva histórica e comparada da relação entre as políticas monetária, fiscal e cambia. Organizado pelo economista Edmar Bacha, que acaba de ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, o livro traça um panorama das origens e da evolução de três instituições: o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central (BC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (TN). Esta última criada em meio ao Plano Cruzado, tornando-se um marco na organização das finanças públicas no Brasil. Entre as análises apresentadas na obra estão o relacionamento entre o Tesouro Nacional e Banco Central à luz da experiência internacional, a prática de regulamentação da relação entre as duas instituições por meio de medidas provisórias e leis ordinárias e as implicações da lei 11.803, considerada controversa por muitos economistas por enfraquecer a autonomia do BC frente ao TN e contribuírem para o inchaço do balanço do Banco Central.

FinancasFINANÇAS PÚBLICAS | Felipe Salto e Mansueto Almeida | Record

Com o propósito de aprofundar o tema do ajuste fiscal e vislumbrar as perspectivas para reverter o quadro de descrédito que hoje dita os rumos da economia, os economistas Felipe Salto e Mansueto Almeida organizaram a coletânea de artigos “Finanças Públicas- da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade”. Percorrendo a história das finanças no Brasil, das tentativas de regular as contas públicas que antecedem o Plano Real até a instabilidade do período 2015-2018, os autores discutem, entre outros temas, a execução da Lei de Responsabilidade Fiscal, as práticas das Leis de Diretrizes Orçamentárias de 1989 a 2010, os efeitos fiscais das políticas do Banco Central e as relações entre políticas fiscais e políticas monetárias.

A SIMPLES BELEZA DO INESPERADO | Marcelo Gleiser | Record9788501108111

Marcelo Gleiser é apaixonado por ciência e pesca desde os tempos de menino nas praias do Rio de Janeiro. Hoje um físico de renome mundial, autor de dezenas de livros e com centenas de artigos publicados nas principais revistas de divulgação científica, sentiu que era o momento de se conectar com a natureza de forma menos teórica. Depois de assistir a uma aula sobre pesca fly na Dartmouth College, onde é professor, interessou-se pela prática e a adotou como hobby. Em suas viagens pelo mundo para participar de conferências científicas – e pescando onde quer que vá –, Gleiser reflete sobre as diversas formas como a física influencia o ato de pescar, como a pesca serve de espelho para o funcionamento da natureza e como a ciência lida com a espiritualidade, o mistério e as coisas que não consegue explicar. Intimista e envolvente, A simples beleza do inesperado é um tributo à natureza, um ensaio sobre a conexão entre o homem e o planeta Terra, e uma exploração do significado da existência – dos átomos ao cosmos, passando pelas trutas.

9788520013120.ZIKA: DO SERTÃO NORDESTINO À AMEAÇA GLOBAL | Debora Diniz | Civilização Brasileira

Nordeste do Brasil, dezembro de 2014. Multidões chegam aos consultórios médicos descrevendo sintomas de uma doença misteriosa: manchas vermelhas pelo corpo, coceira intensa, conjuntivite e febre baixa. Cientistas e médicos correm contra o tempo para desvendar o mistério. Tempos depois, mulheres que relatavam ter tido dengue fraca durante a gravidez recebem um aterrorizante diagnóstico no pré-natal: manchas brancas na cabeça e interrupção no desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês. Filas de recém-nascidos com cabeça miúda lotam as maternidades de cinco estados brasileiros. Em abril de 2015 o improvável vírus zika é detectado como o responsável pela doença misteriosa no Brasil. Apenas sete meses depois fica comprovada sua relação com a microcefalia e outras síndromes neurológicas – em recém-nascidos e adultos. Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde decreta situação de emergência global. Entre fevereiro e junho de 2016, Debora Diniz passou temporadas no nordeste brasileiro, convivendo com mulheres comuns, médicos e cientistas; no exterior, de dezembro de 2015 a abril de 2016, participou de grupos de trabalho da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. A partir desse ponto de vista original e de rigoroso levantamento bibliográfico, a autora conta a história da epidemia brasileira que ameaça o mundo. Muito além de informações sobre prevenção, transmissão, riscos do zika para mulheres grávidas, síndrome de Guillain-Barré e outras complicações, a antropóloga revela histórias até agora inéditas na imprensa.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais