Notícias

Evento celebra os 70 anos de “Insônia”, de Graciliano Ramos

Nenhum Comentário

A prisão do escritor Graciliano Ramos, em 1936, acusado, sem processo formal, de pertencer ao Partido Comunista, acabou legando à literatura nacional um de seus maiores clássicos, o relato “Memórias do cárcere”, publicado postumamente. Mas, foi também no presídio que Graciliano escreveu algumas narrativas curtas que, juntamente com contos publicados nos anos seguintes em jornais, foram reunidas no livro “Insônia”, lançado em 1947, dez anos depois de o escritor ser libertado. A obra completa neste 2017, portanto, 70 anos. Para celebrar a data, a editora Record e o Grupo de Estudos Graciliano Ramos da USP, coordenado pelo professor Benjamin Abdala Júnior, farão uma homenagem especial ao autor na Livraria da Vila da Fradique Coutinho no próximo dia 9 de novembro.

“À exceção de ‘Dois dedos’, datada de 1935, quando o escritor ainda residia em Alagoas, as narrativas tiveram sua formatação no Rio de Janeiro, a partir de 1936. ‘O relógio do hospital’, ‘Paulo’ e ‘A testemunha’ foram elaborados na prisão, em dependências especiais: a chamada Sala da Capela — ‘lugar de reclusão de burgueses e professores da Universidade’, usando as próprias palavras de Graciliano em Memórias do cárcere. As demais histórias foram escritas nos cinco anos que sucederam à libertação”, escreve a professora Leticia Malard, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, no posfácio à 31ª edição, lançada pela Record em 2013.

“Um ladrão”, que pode ser lido aqui, tem um personagem inspirado em um dos companheiros de carceragem de Graciliano. O conto virou um curta do diretor Nelson Pereira dos Santos que será exibido na programação do evento, começando às 19h com a primeira edição do Clube do Livro Velho Graça. Após a exibição do filme, haverá um debate com o escritor Ricardo Ramos Filho e o ator Nei Santos sobre adaptação de clássicos para cinema e outras artes. Veja abaixo os detalhes do evento, que também terá sorteio de livros e distribuição de brindes aos leitores.

 

Dia 09 de novembro (quinta-feira), a partir de 19h na Livraria da Vila – Fradique Coutinho.

19h: Primeira edição do Clube do Livro Velho Graça. Discussão da obra de Graciliano, com ênfase em “Insônia”.

20h: Exibição do Curta “Um ladrão”, de Nelson Pereira dos Santos, inspirado em conto do livro “Insônia”.

20h30: Debate com o escritor Ricardo Ramos Filho e o ator Nei Santos sobre adaptação de clássicos para outras linguagens — cinema, livro infantil, série de TV.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais