Dica de leitura

Nove livros do grupo chegam às telas de cinema em breve

Nenhum Comentário

Livros costumam ser uma fonte valiosa de histórias para o cinema, e este ano não será diferente. Ao menos nove obras lançadas pelo Grupo Editorial Record estão previstos para chegar à tela grande em 2018.

Os lançamentos já começam em março: pela Record, “12 heróis”, de Doug Stanton, reconstitui a história de um pequeno grupo de soldados das Forças Especiais norte-americanas que entrou secretamente no Afeganistão, depois do 11 de Setembro, e avançou para a guerra contra o Talibã. Na tela grande, a trama homônima é produzida por Jerry Bruckheimer e protagonizada por Chris Hemsworth (que vive Thor na franquia de heróis da Marvel). Já “15:17 – Trem para Paris” chega às livrarias pela BestSeller e relembra o evento em que três amigos americanos conseguiram impedir um ataque de Estado Islâmico num trem em Paris, em 2015. Clint Eastwood dirige a adaptação da trama para o cinema, “15:17 to Paris” (ainda sem nome em português). As estreias dos longas no Brasil também estão previstas para março.

Em abril, chega às salas de cinema “Submersão”, megaprodução dirigida por Wim Wenders e estrelada por Alicia Vikander e James McAvoy. Baseada no livro homônimo de J.M Ledgard, lançado pela Record em dezembro, a história acompanha a relação entre James More, um espião que é mantido como refém por jihadistas na Somália; e Danny Flinders, uma biomatemática que se prepara para descer aos confins do solo oceânico no mar da Groenlândia.

O aguardado “Todo dia” estreia nos cinemas brasileiros em maio. O longa dá vida ao delicado livro jovem adulto de David Levithan protagonizado por A., adolescente que não tem gênero nem sexualidade definidos já que, a cada dia, acorda num corpo diferente, num exercício de empatia literal que só a ficção poderia proporcionar. Lançado pela Galera em 2013, o livro é um dos mais queridos pelos muitos fãs do autor.

Em agosto, é “Crazy rich asians” (ainda sem título em português) o filme da vez, uma comédia rasgada que promete ser tão popular quanto o livro em que foi baseada – um fenômeno entre os mais vendidos do New York Times desde seu lançamento lá fora. No Brasil, “Asiáticos podres de ricos”, de Kevin Kwan, chega às livrarias pela Record em março.

Ainda sem data de estreia, mas confirmado para 2018, “A livraria”, de Isabel Coixet, tem Emily Mortimer e Patricia Clarkson no elenco para contar a história de uma mulher que abre uma livraria no interior da Inglaterra nos anos 1960. O livro homônimo, de Penelope Fitzgerald, volta às prateleiras pela Bertrand Brasil em fevereiro com a capa do filme.

Outros três livros do grupo estão com suas adaptações cinematográficas em fase final de produção, e estamos torcendo para que cheguem aos cinemas ainda este ano. “O ódio que você semeia”, de Angie Thomas, lançado pela Galera em 2017, terá Amandla Stenberg, Regina Hall e Issa Rae em seu elenco. Já “Um pequeno favor” (Bertrand Brasil), de Darcey Bell, é um suspense que vai ganhar versão para as telas com direção de Paul Feig, além de Anna Kendrick e Blake Lively no elenco. Por fim, “Girl boy girl” (ainda sem título em português), no qual a própria Savannah Knoop conta os detalhes da inacreditável história da farsa JT Leroy, chega às livrarias pela Bertrand Brasil em julho. O livro dará origem ao filme “JT Leroy”, uma superprodução estrelada por Kristen Stewart, Laura Dern e Jim Sturgess.

Confira abaixo as sinopses dos livros:

12 heróis12 HERÓIS | Doug Stanton | Record

O livro reconstitui — com pesquisa de fôlego e texto à altura do melhor thriller — a dramática história de um pequeno grupo de soldados das Forças Especiais norte-americanas que entrou secretamente no Afeganistão, depois do 11 de Setembro, e avançou para a guerra contra o Talibã. Depois do sucesso inicial em capturar a estratégica cidade de Mazar-i-Shariff, os soldados enfrentariam um revés: uma emboscada por mais de seiscentos soldados talibãs que poderia colocar todas as conquistas da campanha em xeque.

1517 to paris15:17 – TREM PARA PARIS | Anthony Sadler, Alek Skarlatos, Spencer Stone e Jeffrey E. Stern | BestSeller (ainda sem capa nacional)

Em 21 de agosto de 2015, Ayoub El-Khazzani embarcou no trem #9364 em Bruxelas em direção a Paris. Armado com metralhadora, uma faca e uma pistola, ele se preparava para o que seria mais um ataque do Estado Islâmico na Europa. Ele só não contava com a interrupção de Anthony Sadler, Alek Skarlatos e Spencer Stone, três amigos americanos que acabaram conseguindo evitar o atentado. O livro conta não apenas os detalhes do incidente, mas também faz um panorama das vidas e da amizade entre os três heróis.

Capa Submersao MFSUBMERSÃO | J. M. Ledgard | Record

Na trama, acompanhamos James More, um espião que é mantido como refém por jihadistas na Somália; e Danny Flinders, uma biomatemática que se prepara para descer aos confins do solo oceânico no mar da Groenlândia. Os dois se apaixonaram e viveram um intenso romance no Natal anterior, durante alguns dias, num hotel na costa do Oceano Atlântico. Com uma prosa bastante peculiar, em trechos curtos que se alternam entre os dois protagonistas e também que passeiam pela linha de tempo, o autor J.M. Ledgard investiga temas como o isolamento e as profundezas – do mar ou de si mesmo –, e a reação do ser humano a condições extremamente difíceis.

todo-dia-br.inddTODO DIA | David Levithan | Galera

Em “Todo dia”, David Levithan conta a história de A., adolescente que vive uma vida bem diferente das de seus pares: a cada dia, acorda num corpo diferente. Um dia pode ser menino, no outro menina; num dia gordo, outro magro; um dia feliz, outro deprimido. Vai vivendo a vida assim, um dia de cada vez, até que ocupa o corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A. se apaixona e, a partir daí, os dois terão que enfrentar muitos desafios e desconfiança para tentar entender e viver essa relação.

asiáticos podres de ricosASIÁTICOS PODRES DE RICOS | Kevin Kwan | Record

Quando Rachel Chu chega a Cingapura de braço dado com o namorado, o charmoso Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo, ela acha que vai apenas conhecer a família dele e aproveitar os dias de descanso em um dos lugares mais lindos do mundo. Só que Nick não mencionou alguns detalhes. Como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro e de ele ser o herdeiro mais cobiçado da Ásia inteira. Quanto ao tal casamento… é simplesmente o evento do ano! Em pouco tempo, Rachel se vê transportada para um episódio de Gossip Girl, só que na Ásia e com pessoas muito mais ricas, podres de ricas, que não vão poupar a simples professora universitária das fofocas, intrigas e armações do jet set asiático.

Capa A livraria Penelope Fitzgerald MFA LIVRARIA | Penelope Fitzgerald | Bertrand Brasil

Florence Green, uma viúva de meia-idade, decide abrir uma livraria — a única — na pequena Hardborough, uma cidade costeira no interior da Inglaterra. Florence não esperava, contudo, que seu projeto pudesse transformar Hardborough em um campo de batalha: enquanto a influente e ambiciosa Violet Gamart, que tinha outros planos para a centenária casa que ela escolheu como sede, faz de Florence sua inimiga, a empreendedora também conquista um aliado na figura do excêntrico Sr. Brundish. Na história de Florence Green e vê-se a denúncia de uma estrutura de privilégios apoiada em invejas e crueldades, e, no microcosmo de Hardborough, Penelope Fitzgerald monta um cenário repleto de detalhes precisos e personagens atemporais.

O ódio que você semeiaO ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA | Angie Thomas | Galera

Primeiro lugar nas listas do New York Times e na Amazon UK, livro mais esperado de 2017 segundo a revista Entertainment Weekly e listado entre os melhores livros do ano em diferentes publicações, “O ódio que você semeia” é inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pelas recentes iniciativas de combate ao racismo. Angie Thomas conta a história de Starr, uma menina que se divide entre duas realidades: durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos e, no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia. Quando é testemunha de uma agressão policial sofrida pelo amigo de infância, ela precisa descobrir sua voz e decidir o que fazer.

Capa Um pequeno favor CG.inddUM PEQUENO FAVOR | Darcey Bell | Bertrand Brasil

O livro de estreia de Darcey Bell é um daqueles fenômenos que já foi traduzido para diversos idiomas e teve os direitos cinematográficos comprados pela Fox. Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily desaparece. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. Ou será que não?

girl boy girlGIRL BOY GIRL | Savannah Knoop | Bertrand Brasil (ainda sem capa nacional)
Um dos maiores escândalos do mundo literário ganha as telas de cinema com Kristen Stewart, Laura Dern e Jim Sturgess no elenco. O livro é o relato de Savannah Knoop que, durante seis anos, fingiu ser a persona de JT LeRoy, autor de narrativas supostamente autobiográficas que, na verdade, eram escritas por Laura Albert, cunhada de Savannah.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais