Quentinho da gráfica

Ficção e não-ficção na mesma medida esta semana

Nenhum Comentário

9788576866763.O AMOR VERDADEIRO NA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS| Annie Darling | Verus Editora

Este é mais um romance da série A Livraria dos Corações Solitários, sobre a vida dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam. É uma verdade universalmente conhecida que uma mulher solteira, em posse de um bom emprego, quatro irmãs mandonas e um gato carente, deve estar em busca do seu verdadeiro amor. Será?
Verity Love — fã de carteirinha de Jane Austen e uma introvertida em um mundo de extrovertidos — está perfeitamente feliz sozinha, muito obrigada. E seu namorado fictício, Peter Hardy, é muito útil para ajudá-la a escapar de eventos sociais indesejados. Mas, quando um mal-entendido a obriga a apresentar um total estranho como namorado para suas amigas, a vida de Verity de repente se torna muito mais complicada.
Uma namorada fictícia também pode ser bem útil para Johnny. Indo contra todos os instintos de Verity, ela se deixa convencer a fazer uma parceria com ele para um único verão recheado de casamentos, aniversários e festas no jardim, com apenas uma promessa: não se apaixonarem um pelo outro. Mas isso não tem nem chance de acontecer, pois Verity jurou nunca mais ter um namorado, e o coração de Johnny já tem dona…9788577533350.

O PODER DA IDENTIDADE| Manuel Castells | Paz & Terra

O segundo volume da trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Neste livro, o autor examina as duas grandes tendências conflitantes que moldam o mundo de hoje: a globalização e a identidade. Manuel Castells descreve as origens, os propósitos e os efeitos de movimentos ativistas como o feminismo e o ambientalismo, que visam a transformar as relações humanas em seu nível mais fundamental, assim como de movimentos conservadores, que constroem trincheiras de resistência em nome de Deus, da nação, da etnia, da família ou da localidade. O autor mostra que as categorias básicas da existência vêm sendo ameaçadas pelos assaltos, ao mesmo tempo combinados e conflitantes, de forças tecnoeconômicas e de movimentos sociais transformadores, cada um usando o novo poder da mídia para promover suas ambições. Entre essas duas tendências opostas, o Estado-Nação é posto em questão, arrastando em sua crise a própria noção de democracia política. Buscando compreender uma variedade de processos sociais que estão fortemente interligados em suas funções e significados, Castells cobre amplo território, que abarca os Estados Unidos, a Europa ocidental, a Rússia, o México, a Bolívia, o mundo islâmico, a China e o Japão.

9788577533787.O TREM QUE LEVA A ESPERANÇA |Alison Pick| Paz & Terra

A família Bauer levava uma rotina tranquila na antiga Tchecoslováquia. O rico industrial judeu Pavel Bauer deleitava-se com uísque e charutos caros, enquanto a esposa, Anneliese, usava Chanel e era figura assídua nos salões de ópera. Pepík, filho do casal, vivia sob os cuidados de Marta, a governanta.
Porém, tudo mudou em 1939, ano de eclosão da Segunda Guerra Mundial. A região dos Sudetos, onde os Bauer viviam, foi tomada pelos nazistas e anexada ao território da Alemanha. Em meio à tensão generalizada, o pequeno Pepík e várias crianças judias foram enviadas à Escócia em um Kindertransport. Era o início de uma jornada de incerteza – talvez a única possibilidade de sobrevivência, e também de esperança. Neste relato, a história da família Bauer é contada através de duas vozes, a da governanta e a da historiadora Lisa, que, já no século XXI, se dedica a pesquisar o destino das crianças que partiram no Kindertransport – muitas das quais não conseguiram rever a família. O encontro das narrativas revela o destino dos Bauer, o importante papel da história e os caminhos que a humanidade ainda precisa percorrer para corrigir suas terríveis falhas.

 

9788503013246.MONA LISA- A MULHER POR TRÁS DO QUADRO| DIANE HALES|José Olympio

Em Mona Lisa: a mulher por trás do quadro, Diane Hales mergulha na sociedade florentina dos séculos XV e XVI em busca de respostas sobre Lisa Gherardini, a mulher retratada na pintura de Leonardo da Vinci e pouco conhecida. E seria impossível contar a história de Lisa sem falar sobre as tramas políticas que moldaram a vida das italianas durante o Renascimento, as famílias proeminentes de Florença e o papel da mulher naquela época. Diane vasculhou arquivos em estado precário, caminhou pelas ruas degradadas e conheceu a vizinhança onde Lisa nasceu, conversou com seus descendentes, e se aventurou pelos mais antigos palácios de Florença. Com a ajuda de Hales, seguimos os passos dos Gherardini até o nascimento de Lisa, seu casamento com Francesco Del Giocondo, seu encontro com Leonardo, sua vida de esposa e mãe e, por fim, sua morte.
Como resultado temos uma biografia recheada de história e memória – um tour por Florença e uma jornada de descoberta que recria o dia a dia de Lisa em uma época que se equilibra entre o medieval e o moderno. Mona Lisa: a mulher por trás do quadro faz um panorama da Florença de Leonardo e Lisa e aproxima o leitor de suas trajetórias.

9788528618778.UM SEGREDO DOCE E AMARGO|Barbara Delinsky|Bertrand Brasil

No passado, um segredo separou duas amigas. Agora, ele pode uni-las. Um romance sobre amor e redenção da autora best-seller Barbara Delinsky. Charlotte e Nicole um dia foram melhores amigas, passando memoráveis verões juntas em uma ilha no Maine. No entanto, muitos anos e muitos segredos as mantiveram separadas. Ao aceitar escrever um livro sobre a culinária local, Nicole convida a velha amiga, agora uma escritora de sucesso, para trabalharem juntas.Por mais que a ilha resgate a emoção dos velhos tempos, quando Charlotte percebe que a verdade pode salvar o marido de Nicole, ela precisa enfrentar seus fantasmas e sofrer as possíveis consequências que a honestidade pode trazer.9788501111685.

A REPÚBLICA EM TRANSIÇÃO | Organização de Joaquim Falcão e Paulo Augusto Franco |Record

Uma reunião de textos de Raymundo Faoro sobre a transição política no final da ditadura militar.Raymundo Faoro foi um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros, referência obrigatória no estudo da teoria política do Brasil contemporâneo. Nestes 61 artigos — publicados em sua coluna semanal na revista IstoÉ Senhor entre 1982 e 1988 —, é inevitável constatar certo grau de permanência de sua interpretação patrimonialista do Brasil. Analisar estes textos além da conjuntura política de redemocratização que os estimulou e trazê-los até o presente não revela apenas a contingência da transição do autoritarismo para o atual regime: revela-nos também o conteúdo essencial da política brasileira. Existirão ainda resquícios do pacto patrimonialista que herdamos? De 1988 até hoje, passaram-se 30 anos; um bom tempo para avaliar, por meio desta leitura, se Faoro estava certo em seus temores.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais