Quentinho da gráfica

A história do caso Nardoni e livro da ativista Maya Angelou são os destaques da semana

Nenhum Comentário

O pior dos crimesO PIOR DOS CRIMES| Rogério Pagnan| Record

A história completa do assassinato que chocou o Brasil. Construído em ritmo de thriller, “O pior dos crimes” esmiúça o trágico caso que conseguiu estarrecer a opinião pública de um país rotineiramente violento. Em 29 de março de 2008, Isabella, de 5 anos, foi atirada ainda com vida pela janela do sexto andar do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta, Anna Carolina Jatobá, na zona norte da capital paulista, e morreu pouco depois de chegar ao hospital. O que se seguiu foi uma investigação e um processo repletos de pistas mal perseguidas, depoimentos de suspeitos com “pegadinhas”, uso de informações falsas, pressões indevidas para a obtenção de confissões, perícias criminais deficientes e um Ministério Público empolgado com os holofotes. Se o caso Nardoni representou ou não um erro judicial, se houve elementos suficientes para uma condenação “acima de qualquer dúvida razoável”, o leitor será capaz de dizer a partir da leitura deste instigante livro-reportagem.

Os beijos de LêninOS BEIJOS DE LÊNIN | Yan Lianke | Record

Nesta sátira divertida com uma perspectiva única da China rural, o autor Yan Lianke situa sua história num vilarejo habitado por pessoas deficientes. Cegos, surdos, paraplégicos etc., os 197 moradores da aldeia de Avivada levam uma vida pacífica, liderados, por Vovó Mao Zhi. No entanto, quando uma nevasca surpreende a todos no meio do verão e acaba com boa parte da colheita do ano, o chefe do condado, Liu Yingque, decide viajar até Avivada para oferecer apoio financeiro à população local. E nessa visita ele cria um plano capaz de levantar dinheiro para o distrito e promover sua carreira. Todo ano, após a colheita do trigo, os moradores de Avivada realizam um festival no qual demonstram suas habilidades especiais. Sabendo disso, e contrariando os desejos de Vovó Mao Zhi, o chefe Liu convence os moradores da aldeia a criar uma trupe de artistas, uma espécie de freak show itinerante. Com o dinheiro obtido nessas apresentações, ele planeja construir um mausoléu e comprar da Rússia o corpo embalsamado de Lênin para atrair turistas ao seu distrito. Porém, o sucesso da Trupe de Artistas com Habilidades Especiais do Condado de Shuanghuai tem um preço muito mais alto do que qualquer um pode imaginar.

A mente naufragadaMENTE NAUFRAGADA| Mark Lilla| Record

Um estudo sobre o Reacionarismo e sua influência em pensadores políticos e movimentos ideológicos.
O reacionário, segundo Mark Lilla, é tudo menos um conservador. Trata-se de uma figura tão radical e moderna quanto o revolucionário, e seu engajamento político também é motivado por ideias muito bem desenvolvidas. No entanto, o reacionário é uma espécie de náufrago em um presente em constante mudança, que sofre com a nostalgia de um passado idealizado e com o medo de que a história esteja no rumo da catástrofe.
Em A mente naufragada, Lilla procura entender melhor os dramas ideológicos do século XX. Por meio de uma análise das ideias de importantes intelectuais e do exame do poder duradouro que grandiosas narrativas históricas tiveram em moldar resultados políticos desde a Revolução Francesa, o autor nos mostra como tais narrativas são empregadas na produção intelectual reacionária e nos ajuda a entender por que a nostalgia por uma época de ouro perdida se transformou em uma arma potente nos dias atuais.

A SedeA SEDE| Jo Nesbø | Record

Uma mulher é morta em seu apartamento depois de um encontro marcado pelo Tinder. As marcas no corpo mostram que a polícia está lidando com um assassino peculiar, quase sobrenatural. No pescoço, uma mordida brutal, com alguns fragmentos de tinta e ferro. Em toda a parte, indícios de que o criminoso bebeu o sangue de sua vítima. Logo em seguida outra mulher morre em condições semelhantes. A equipe de investigação, agora liderada por Katrine Bratt, se vê pressionada pela mídia a solucionar esses casos o quanto antes. A repercussão é tamanha que o chefe de polícia, Mikael Bellman, precisa resolver os crimes o mais rápido possível para que sua reputação permaneça inabalada. Sua única saída é chantagear Harry Hole para trazê-lo de volta à Divisão de Homicídios. Ele não parece disposto a ajudar, mas semelhanças com casos passados colocam Harry frente a frente com o único monstro que já escapou de suas caçadas.

Projto startupPROJETO STARTUP| João Magalhães e Gustavo Teixeira| Editora BestSeller

Em Projeto Startup: da ideia ao primeiro milhão, João Magalhães e Gustavo Teixeira explicam o passo a passo da criação de uma empresa, revelando cada etapa do processo de forma clara e didática. Este livro tem o intuito de auxiliar todos aqueles que pensam em criar sua própria startup, mas que ainda não sabem por onde começar. Os autores mostram ao leitor exemplos práticos, deixando o leitor por dentro dos desafios da vida de um empreendedor.

Mamãe & euMAMÃE & EU & MAMÃE | Maya Angelou | Rosa dos Tempos

Poeta premiada e ativista dos movimentos negro e feminista nos Estados Unidos, Maya Angelou escreveu diversos livros, entre eles uma série de autobiografias. Em “Mamãe & Eu & Mamãe”, ela conta o relacionamento com sua mãe, como e por que ela deixou de viver com Maya e o irmão mais velho. Na obra, ela fala sobre como passou a entender e amar a mãe e como esta a ajudou em momentos difíceis, como quando se tornou mãe solteira, e os altos e baixos de sua carreira como atriz e escritora.

A garota dos pesadelosA GAROTA DOS PESADELOS | Kendare Blake | Verus

Já se passaram meses desde que o fantasma Anna Korlov abriu uma porta para o inferno no porão e desapareceu, mas o caçador de fantasmas Cas Lowood não consegue seguir em frente. Os amigos de Cas o fazem lembrar que Anna se sacrificou para que ele pudesse viver — e não ficar perambulando por aí feito um zumbi, perseguindo Anna. Ele sabe que seus amigos têm razão, mas aos olhos de Cas nenhuma garota viva que ele conhece se compara à garota morta pela qual ele se apaixonou. Agora ele vê Anna por todos os lados: às vezes quando ele está dormindo, às vezes em pesadelos reais. Mas algo está muito errado — não são apenas devaneios. Anna parece atormentada, despedaçada de um jeito diferente e ainda mais horripilante a cada aparição. Cas não sabe o que aconteceu com Anna quando ela desapareceu, mas sabe que a garota não merece o que quer que esteja acontecendo agora. Anna salvou Cas em mais de uma oportunidade; agora chegou a vez dele de retribuir o favor.

DomínioDOMÍNIO | Matthew Scully | Civilização Brasileira

Domínio é uma leitura reveladora, dolorosa, enfurecedora, mas também perspicaz e gratificante. Trata-se de um apelo à compaixão e à misericórdia, um ataque mordaz àqueles que acreditam ser o ativismo pelos direitos dos animais mero exemplo de sentimentalismo. Também é um clamor por reformas governamentais a favor do tratamento ético para com os animais. Entre outras informações inquietantes, o livro apresenta a instituição que promove o turismo de caça, cujos integrantes são capazes de pagar valores consideráveis para caçar elefante, leão ou algum outro animal encarcerado nos chamados “ranchos de safári”, localizados nos Estados Unidos ou  em países africanos. O livro relata também o teor de uma das conferências anuais da Comissão Baleeira Internacional, cujo foco está em desenvolver métodos mais letais de obter “recursos marinhos vivos”. Além disso, expõe a realidade de fazendas industriais, nas quais os animais são tratados como meros produtos: criados em condições de confinamento em massa, inseminados e alimentados por máquinas, mantidos enclausurados durante toda a vida e, por fim, abatidos – sem qualquer cuidado, senão com a maximização dos lucros.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais