Lançamentos

Record publica “Confissões de um jovem romancista”, de Umberto Eco

Nenhum Comentário

Umberto Eco publicou seu primeiro romance, O nome da rosa, em 1980, quando tinha quase 50 anos. Nestas Confissões de um jovem romancista, escritas trinta anos depois de sua estreia na ficção, o autor rememora sua longa carreira como teórico e seus trabalhos mais recentes como romancista e explora essa bem-sucedida interseção.

Originalmente, os quatro ensaios deste livro foram palestras do programa Palestras Richard Ellmann sobre Literatura Moderna, na Universidade Emory, em Atlanta, Estados Unidos. Eco começa explorando a fronteira entre ficção e não ficção — passeando por esse limite de forma ao mesmo tempo divertida, sincera e brilhante. Uma boa não ficção, acredita, é estruturada como um romance policial, e um romancista habilidoso pode construir mundos extremamente detalhados por meio de observação e pesquisa. A mistura entre real e ficcional se estende também aos habitantes desses mundos inventados. Por que nos emocionamos tanto com a jornada de um personagem? Em que sentido Anna Karenina, GregorSamsa e Emma Bovary “existem”?

Levando o leitor por uma viagem através de seu método criativo, relembra como elaborou seus ambientes ficcionais: começou com imagens específicas, determinou o período, a ambientação e as vozes, e compôs histórias que atrairiam tanto leitores sofisticados quanto os mais populares.

Ao mesmo tempo medievalista, filósofo e estudioso da literatura contemporânea, Eco surpreende ainda mais quando considera os prazeres da enumeração, revelando a origem de seu afeto pelas listas, e cita enumerações presentes em seus livros, comparando-as aos grandes catálogos da história da literatura mundial.

Em ensaios compactos e ainda assim excepcionais, este “jovem romancista” mostra-se um mestre que tem muito a ensinar sobre a arte da ficção e o poder das palavras.

Leia aqui o texto “Escrevendo da esquerda para a direita”.

Comentários
Posts Populares
Não passarão

Não passarão

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais