Notícias

Exposição Malbatemática celebra legado de Malba Tahan

Nenhum Comentário

Até o dia 4 de maio, quem tiver curiosidade pelo trabalho fascinante do escritor Malba Tahan pode conferir a quarta edição da Exposição Malbatemática, que acontece no saguão da Biblioteca Joel Martins, na Faculdade de Educação da UNICAMP. O evento reúne documentos e obras do acervo pessoal de Malba Tahan, além de ter ainda uma mostra digital de imagens, documentários e entrevistas sobre o escritor.

Na abertura da mostra, no dia 20 de abril, cerca de 1.200 crianças e jovens de 7 cidades estiveram por lá, ao lado de quase 100 professores, coordenadores e diretores de escolas, além de 2 secretários de Educação. Além de todo o material da exposição, foram expostos 60 banners e apresentados os trabalhos que os alunos realizaram nas escolas, e eles participaram do “Cantinho Malba Tahan”, com 4 banners, o relógio com quatro quatros e diversas outras atividades lúdicas. As crianças ainda aprenderam mais sobre “O homem que calculava” – livro mais conhecido do autor, lançado pela Record – , ouviram explicações sobre a didática da matemática e a arte de contar histórias.

No domingo, 6 de maio, é Dia Nacional da Matemática, e a escolha da data não é à toa: é o dia de nascimento do escritor, que também foi professor e precursor da Educação Matemática no Brasil. “O homem que calculava” já vendeu cerca de 700 mil exemplares no Brasil. O livro acompanha o protagonista Beremiz, que em suas andanças pela antiga Arábia se tornou uma lenda conquistando reis, poetas, xeques e sábios ao resolver problemas aparentemente sem solução por meio do raciocínio lógico e sem auxílio de fórmulas decoradas.Apesar de não ser um livro didático, é tradicionalmente recomendado nas escolas por estimular o aprendizado da matemática de forma leve e divertida.

A Malbatemática é realizada em parceria entre a Record e a Unicamp. A biblioteca fica na Av. Bertrand Russell, 801, Campinas. Os interessados podem visitar a mostra diariamente, das 8h às 22h.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais