Dica de leitura

Nossas dicas certeiras de presentes para o Dia das Mães

Nenhum Comentário

Sempre uma ótima dica de presente, os livros devem estar no radar de quem está pensando no que comprar para o Dia das Mães que se aproxima. Selecionamos aqui uma lista de obras certeiras para agradar aos diversos perfis de mães.

“Mamãe & eu e & mamãe” é a primeira e mais óbvia dica, já que se trata de um relato do relacionamento da autora Maya Angelou com sua mãe. Poeta, ativista, feminista, Maya foi uma mulher extraordinária e  fala com muita sinceridade sobre esta relação complexa e cheia de altos e baixos. Ainda na seara das relações familiares, “O arroz de palma”, de Francisco Azevedo, é um best-seller que descreve com muita sensibilidade as memórias e os encontros de uma família.

Para as mães que gostam de ler os autores mais consagrados, há opções indiscutíveis, como “O amor nos tempos do cólera”, de Gabriel García Márquez, que recentemente ganhou uma linda edição comemorativa; “Muito além do inverno”, romance mais recente da chilena Isabel Allende que, inspirada pela própria história, narra a redescoberta do amor na terceira idade; e “A duquesa”, da best-seller Danielle Steel, em mais uma de suas fascinantes histórias protagonizadas por mulheres que conseguem superar os mais difíceis obstáculos.

A lista tem ainda “Feminismo em comum”, de Marcia Tiburi, para as mães feministas ou que querem aprender mais sobre o assunto; o best-seller do momento “O milagre da manhã”, que promete ajudar a melhorar a vida de quem se dispuser a acordar um pouquinho mais cedo; “A tenda vermelha”, um romance inspirado pela Bíblia, no qual são as mulheres que contam a história; e “A livraria mágica de Paris”, sucesso fofo de Nina Goerge que entremeia a história de um amor perdido à devoção aos livros.

Por fim, para as fãs de romances históricos, dois belíssimos livros que evocam os dramas da Segunda Guerra: “Um amor perdido”, de Alyson Richman, apresenta a trajetória de um casal separado pelo nazismo que nunca realmente se esqueceu um do outro; já em “Sonata em Auschwitz”, a brasileira Luize Valente  constrói um enredo de suspense, mistérios e amor que vai de Auschwitz ao Rio de Janeiro.

Leia abaixo as sinopses dos livros:

Capa Mamae eu e mamae MF.inddMAMÃE & EU & MAMÃE | Maya Angelou | Rosa dos Tempos

Poeta premiada e ativista dos movimentos negro e feminista nos Estados Unidos, Maya Angelou escreveu diversos livros, entre eles uma série de autobiografias. Em “Mamãe & Eu & Mamãe”, ela conta o relacionamento com sua mãe, como e por que ela deixou de viver com Maya e o irmão mais velho. Na obra, ela fala sobre como passou a entender e amar a mãe e como esta a ajudou em momentos difíceis, como quando se tornou mãe solteira, e os altos e baixos de sua carreira como atriz e escritora.

9788576849940 O MILAGRE DA MANHÃ | Hal Elrod | BestSeller

Best-seller do momento, este livro pode ser um bom incentivo para as mães que querem fazer o dia render melhor ou ainda para as que já acordam muito cedo e podem descobrir como aproveitar melhor as primeiras horas do dia. Hal Elrod é empreendedor, corredor de ultramaratonas, autor best-seller e palestrante internacional motivacional de sucesso. No livro ele propõe ao leitor uma tarefa simples, porém poderosa: acordar um pouco mais cedo e colocar o seu desenvolvimento pessoal como prioridade por meio da de seis atividades diárias: silêncio, leitura afirmações, visualizações, exercícios físicos e a criação de um diário.

9788576864448.A TENDA VERMELHA | Anita Diamant | Verus

Seu nome é Dinah. Na Bíblia, sua vida é mencionada em um breve episódio no livro do Gênesis, nos capítulos sobre seu pai, Jacó. Narrado na voz de Dinah, este romance revela as tradições e as turbulências de ser mulher na antiguidade. A tenda vermelha era o lugar em que as mulheres se reuniam durante seus ciclos de nascimento e menstruação ou quando estavam doentes. Imaginando as conversas e os mistérios mantidos dentro dessa tenda exclusivamente feminina, Anita Diamant nos oferece um olhar privilegiado sobre a vida diária das quatro esposas de Jacó, mães de seus doze filhos homens, e sobre o convívio com sua única filha, Dinah. Em uma voz íntima e poética, Dinah conta histórias sobre suas quatro “mães”, Raquel, Lia, Zilpah e Bilah, que a inspiraram com seus traços femininos únicos.

Capa A duquesa V2 MFA DUQUESA | Danielle Steel | Record

Angélique Latham cresceu no Castelo Belgrave, na Inglaterra, e foi criada sob a tutela e o carinho do pai, o duque de Westerfield. Aos 18 anos, assim que ele morre, seus meios-irmãos mais velhos lhe viram as costas, abandonando-a completamente. Porém, com sua inteligência aguçada, uma beleza arrebatadora e um baú de dinheiro que seu pai lhe deu em segredo no leito de morte, ela fará de tudo para sobreviver. Angélique decide tentar a sorte em Paris. E é lá que o destino coloca em seu caminho uma prostituta vítima dos maus-tratos. Ao ajudar a jovem, Angélique vê uma oportunidade: abrir um bordel de luxo para atender aos homens mais abastados da cidade e onde pudesse proteger essas mulheres. O Le Boudouir foge dos moldes violentos dos outros estabelecimentos e se torna uma referência na cidade, mas para garantir que suas funcionárias, e até mesmo ela, sejam respeitadas, Angélique precisa driblar preconceitos e violências.

9788528622508MUITO ALÉM DO INVERNO | Isabel Allende | Bertrand Brasil

Tudo começa com um leve acidente de trânsito — que se transforma no catalisador de uma inesperada história de amor entre duas pessoas que acreditavam estar no inverno de sua vida. Em meio a uma nevasca no Brooklyn, aos 60 anos, Richard Bowmaster, um professor universitário, bate na traseira do carro de Evelyn Ortega, uma jovem imigrante ilegal da Guatemala. O que a princípio parecia apenas um pequeno incidente toma um rumo imprevisto e muito mais sério quando Evelyn aparece na casa do professor em busca de ajuda. Confuso com a situação e sem entender o espanhol falado pela jovem, ele pede ajuda a sua inquilina, Lucía Maraz, uma chilena de 62 anos, que está passando uma temporada nos Estados Unidos como palestrante na mesma universidade em que Richard dá aula. Juntas, essas pessoas tão diferentes embarcam em uma dramática e incrível aventura, que vai do Brooklyn do presente à Guatemela de um passado recente, do Chile dos anos 1970 ao Brasil dos anos 1980, e na qual descobrem sua força interior. Para Lucía e Richard, além de tudo, significa uma nova chance para o amor.

Capa A livraria Mágica de Paris V3 MFA LIVRARIA MÁGICA DE PARIS | Nina George | Record

O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar seus sofrimentos. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Mas, infelizmente, o talento não serve para ele mesmo: não consegue curar a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu nunca teve coragem de ler. Até que um dia, ele é forçado a ler a tal carta e resolve embarcar numa jornada para fazer as pazes com o passado e descobrir que fim levou a história de amor. Nesta viagem, que Perdu faz ao lado de outros dois personagens cativantes, a autora Nina George faz um verdadeiro tributo aos livros, às histórias e seu poder de influenciar nossas vidas.

Capa Um amor perdido MF.inddUM AMOR PERDIDO | Alyson Richman | Bertrand Brasil

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, “Um amor perdido” explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

feminismo_SAIDAFEMINISMO EM COMUM | Marcia Tiburi | Rosa dos Tempos

O livro de Marcia Tiburi é um manifesto sobre o feminismo e a sua potência transformadora. O conceito de feminismo surge, neste livro, como o desejo e a via para uma democracia radical voltada à luta por direitos de todas, todes e todos que padecem sob injustiças sistematicamente armadas pelo patriarcado. O que a autora chama de patriarcado é um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições, o qual o feminismo busca desconstruir. Ele tem por estrutura a crença em uma verdade absoluta, que sustenta a ideia de haver uma identidade natural, dois sexos considerados normais, a diferença entre os gêneros, a superioridade masculina, a inferioridade das mulheres e outros pensamentos que soam bem limitados, mas ainda são seguidos por muitos. Com este livro, Marcia Tiburi nos convida a repensar essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos.

capa_amor-tempos-colera_mockup-cintaO AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA | Gabriel García Márquez | Record

Este clássico de Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel, é uma das mais celebradas história de amor da literatura. A obra narra a trajetória de Florentino Ariza em sua busca pelo amor de Fermina Daza: os dois se apaixonam por correspondência, mas precisam enfrentar o tempo e a oposição do pai da moça. Fermina acaba se casando com o Dr. Juvenal Urbino, mas Florentino não está disposto a esquecê-la.

9788501081940O ARROZ DE PALMA | Francisco Azevedo | Record

Com 88 anos, definidos por ele como dois infinitos em posição vertical, Antônio prepara um almoço para celebrar os 100 anos de casamento de seus pais. É na cozinha, na madrugada que antecede ao encontro, que ele resgata as memórias de toda a sua vida e as histórias da família, a maioria delas contadas por sua tia-avó Palma. O presente de casamento dela aos pais de Antônio, um pacote com o arroz despejado no cortejo aos noivos, é o fio condutor da trama e entrelaça dramas e alegrias de quatro gerações. O narrador-personagem visita várias fases de sua vida, de sobrinho-neto e ouvinte atento de tia Palma até o avô interessado nas novidades da última geração, apresentadas pelo neto Bernardo. Ao percorrer um século na história de sua família, que veio de Portugal para o Brasil no início do século XX, Antônio versa também sobre as mudanças sociais e culturais do país, os anseios dos imigrantes e o retorno afetivo às raízes.

Capa Sonata em Auschwitz V2 MFSONATA EM AUSCHWITZ | Luize Valente | Record

Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau em outubro de 1944 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz, dão origem a duas histórias que se cruzam e se completam. Décadas depois, Amália, portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazista de sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus sobreviventes do Holocausto. Neste romance histórico, Luize Valente alia sua imaginação privilegiada a uma pesquisa histórica rigorosa. Elaborada com extrema sensibilidade e precisão investigativa, sua narrativa envolve o leitor em mistério, suspense e profundos sentimentos.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais