Notícias

Autores do Grupo Editorial Record participam do LER, evento que reinaugura Biblioteca Parque, na próxima semana

Nenhum Comentário

A segunda edição do Salão Carioca do Livro tem sabor de recomeço. A LER — cada vez mais aberta e democrática — reinaugura a Biblioteca Parque do Centro do Rio, fechada há mais de um ano. Debates, oficinas, saraus, encontros, a ideia é juntar leitores e autores numa troca capaz de estimular a leitura. São quatro dias dedicados à literatura, reunindo nomes consagrados e estreantes de peso. O Grupo Editorial Record saúda a proposta de diversidade da LER e participa com autores dos mais variados gêneros. Confira abaixo quando encontrar seu escritor predileto.

 

Quinta-feira, 17 de maio

 

10h30 – Anna Claudia Ramos fala sobre Literatura infantil. Anna é autora da fábula Petra do coração de pedra, da Galera Record, sobre uma menina consumida pela tristeza depois da morte da mãe. A escritora já recebeu o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ e o Prêmio Adolfo Aizen, da UBE.

15h30 – Julia Wähmann fala de crise e criação no mercado editorial. Ela é autora de Manual da demissão, que busca redenção na literatura para lidar com o desemprego em massa. Inspira reflexões sobre a crise e a onda de cortes nas empresas.

16h – A atriz e poetisa Elisa Lucinda participa do debate Literatura & empoderamento. Elisa é autora de, entre outros, Vozes guardadas, uma coletânea de poemas que reúne os livros “Jardim das cartas” e “O livro do desejo”, sua produção poética entre 2005 e 2016.

 

Sexta-feira, 18 de maio

 

Homenagem a Marina Colasanti

14h – Nei Lopes lança O preto que falava iídiche, livro que entrelaça origens da comunidade negra e judaica no Rio ao contar história do relacionamento do negro Nozinho com a branca judia Rachel.

15h30 – Luiz Antonio Simas participa da mesa Samba social, com Nei Lopes. Simas é autor de Coisas nossas, fruto de uma coluna semanal que manteve no jornal carioca O Dia sobre as “coisas” do Rio de Janeiro e de sua cultura: carnaval, botequim, festas, histórias de antigamente, velhas gírias, lojas do subúrbio, personagens e brincadeiras.

15h30 – Gustavo Ávila participa de palestra no Espaço Amazon. Gustavo entrou no mercado literário ao lançar, de forma independente, seu livro O sorriso da hiena, relançado pela editora Verus, do Grupo Editorial Record. O livro teve os direitos de adaptação comprados pela Rede Globo.

16h – Godofredo de Oliveira Neto participa do Literatura em cena. Seu livro Grito traz narrativa marcada pelo embate entre as esferas do real e do imaginário e conta a história de uma ex-atriz de teatro octogenária e sua relação com um jovem ambicioso.

17h30 – Raphael Montes participa do debate Crime, verdade e ficção. Raphael é um dos autores da coletânea Criaturas & Criadores, da Galera Record, que reinventa clássicos do terror.

19h – Cristovão Tezza conversa sobre sua formação como autor. Autor de O filho eterno, que ganhou as telas de cinema, é um dos mais premiados escritores brasileiros da atualidade. Tezza já levou, entre outros, o Jabuti, o APCA, o Prêmio São Paulo e o Portugal Telecom.

19h45 – Márcia Tiburi participa da palestra Literatura & empoderamento feminino. A filósofa lançou recentemente Feminismo em comum, livro que marca a volta do selo Rosa dos Tempos, do Grupo Editorial Record.

 

Sábado, 19 de maio

 

11h – Marcelo Moutinho fala sobre prêmios literários e a carreira de escritor. Marcelo é autor de vários livros, entre eles Ferrugem, pela Editora Record, que venceu o Prêmio da Biblioteca Nacional.

15h30 – Marcelino Freire participa da mesa Cabeça, ossos, coração. Marcelino é autor de Contos negreiros e Rasif, onde constrói histórias que lidam com finais dos tempos particulares, como o apocalipse dos dias atuais, a guerra cotidiana. São narrativas de amor cruel e de ódio apaixonado.

16h30 – Márcia Tiburi fala de razão e opressão em mesa com Francisco Bosco.

18h e 19h – Henrique Rodrigues participa de duas mesas. Henrique é autor de vários livros, entre eles O próximo da fila, obra de contornos autobiográficos na qual acompanha a história de um adolescente da classe C, morador da periferia, que recorre ao emprego numa rede de fast food para aliviar o arrocho financeiro da família.

 

Domingo, 20 de maio

 

12h – FML Pepper fala de sua trajetória de sucesso no mundo das letras. Pepper foi a única brasileira escolhida pela Amazon US dentre as doze personalidades femininas do mundo que fizeram diferença na literatura em 2015; e sua trilogia Não Pare! já teve mais de 120.000 exemplares vendidos. Recentemente, ela lançou o livro Treze pela Galera Record. Um romance sobre recomeços e sobre o poder do destino.

14h30 – Fabrício Carpinejar participa da conversa O dela, o dele e os nossos. Carpinejar está lançando Cuide dos pais antes que seja tarde, uma carta de amor a seus pais e um alerta sobre a importância de cultivar o relacionamento entre pais e filhos.

15h30 – O carioca Eduardo Spohr participa da palestra Mundos sombrios. Spohr é uma referência no universo nerd e é autor do best seller A batalha do apocalipse, livro que fez do escritor um fenômeno no mercado editorial.

16h30 – Luize Valente fala sobre a construção do romance. Luize é autora, dentre outros, de Sonata em Auschwitz, onde conta a história de Amália, portuguesa que descobre o passado nazista de sua família e desvenda destino de bebê que nasceu em Auschwitz.

17h30 – Miriam Leitão é uma das convidados da conversa Brasil: O que se fez e o que se pode fazer. A economista é autora de vários livros, entre eles Saga Brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda.

18h – O renomado poeta e tradutor Alexei Bueno participa de homenagem aos 90 anos de Ariano Suassuna. Alexei é responsável pela tradução e adaptação dos Mangá Shakepeare, uma proposta de popularização da obra do bardo, lançada pela Galera Record.

18h – Carina Rissi e Frini Georgakopoulos estarão juntas para falar sobre suas paixões e influências na literatura. Carina é autora best-seller da série Perdida e Frini é um dos nomes que assinam a coletânea de terror “Criaturas e criadores” lançado pela Record. No livro fazem uma releitura contemporânea de clássicos do terror.

INSCREVA-SE (GRÁTIS)

 

Serviço
LER, Salão do Livro Carioca, na Biblioteca Parque Estadual
http://www.lersalaocarioca.com.br/
Local: Avenida Presidente Vargas – 1261
Dias: 17 a 20 maio
Inscrição gratuita

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais