Record convida

Meu primo Audálio Dantas

Nenhum Comentário

 

Por Ricardo Ramos Filho

Acabo de perder Audálio Dantas. Coloco o verbo na primeira pessoa para falar de uma ocorrência que é pessoal. Muitos, referindo-se à partida do alagoano de Tanque D´arca, relembraram fatos importantes de sua vida: Carolina Maria de Jesus, Vladimir Herzog, coragem para enfrentar a ditadura, dignidade, jornalismo como deve ser feito.

No coletivo perdemos todos um brasileiro cuja voz fará falta, principalmente em um cenário tão conturbado como é o vigente. Seu olhar arguto, capaz de sem muito esforço fazer as escolhas corretas, posicionando a atitude sempre do lado certo, deixará muita gente sem a orientação necessária.

No plano pessoal, o meu, aquele do qual egoisticamente desejo falar, perco o amigo. Nosso contato, cada vez mais frequente, muito pela generosidade de quem se preocupava comigo e desejava incluir-me em atividades que me dessem exposição, era antes de tudo construído em bases bem-humoradas. A gente ria muito, mexia um com o outro, se tratava de maneira peculiar e particular. As coisas de Alagoas apareciam, referências familiares para nós dois, ele fazia de mim um sertanejo que apenas sou atavicamente. Era bom assumir tal identidade. Eu atendia o telefone e ouvia:

– Coronel Ricardo!

Sabia ser ele e a esculhambação começava. Eu respondia no mesmo tom, ele sentindo saudade de sua terra e eu de uma que surgia dentro de mim quando conversávamos, avivada.

Um dia ele descobriu, talvez por já sermos de fato, um parentesco distante. Nos tornamos primos. Distantes, ele explicava.

Apenas uma ressalva, meu primo querido, nós nunca fomos distantes. Você seguirá próximo de mim. E embora eu não acredite, Deus nunca coube em meu coração, um dia, rezo por isso, nos reencontraremos para comer um sururu, receita sua, delícia das delícias. Até lá a gente segue por aqui, firmes, tentando honrar a sua memória.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais