Dica de leitura

Copa no Grupo Editorial Record: Brasil x Suíça

Nenhum Comentário

A Copa do Mundo da Rússia começou e o time do Grupo Editorial Record já está escalado para entrar em campo. Neste domingo (17), o time brazuca enfrenta a Suíça e, para entrar no clima da partida, selecionamos livros dos dois lados para conhecer melhor a cultura dos países. Se o seu esporte favorito é leitura, fica, vai ter Copa para você também!

Do lado de cá, estão dois livros de peso para quem quer entender um pouco mais o Brasil. O “Dicionário da história social do samba”, de Luiz Antônio Simas e Nei Lopes, aborda a história do samba, ritmo que dá vida e cara à cultura brasileira lá fora. O título é leitura indispensável para entender melhor elementos da identidade nacional. Já o cientista político Alberto Carlos Almeida em seu recém-lançado “O voto do brasileiro” desvenda a cultura nacional para além das urnas. O livro analisa as três últimas eleições presidenciais no país e traça um perfil do eleitor brasileiro. Com abordagens diferentes, os livros mergulham na cultura brasileira com muita propriedade. Difícil competir.

Já para os lados europeus, a Suíça invade o campo com dois autores renomados em assuntos diferentes. A psiquiatra Elizabeth Kubler Ross trata no livro “O túnel e a luz” a temática da morte e da espiritualidade. A autora nasceu em Zurique, na Suíça, e fez carreira como referência nos estudos sobre como lidar com a morte. A autora morreu em 2004, aos 78 anos, e deixou um legado para a psiquiatria e para os estudos sobre vida após a morte.

Já para o público infantojuvenil, o suíço Stefan Bachmann entra com tudo na fantasia e conta a história de Pikey Thomas na série “O peculiar”. Composta por três livros, a série é uma boa pedida para conhecer a literatura do autor que vive na Suíça desde a infância e conquistou milhares de fãs mundo afora. Embalada por um mundo fantástico com fadas e seres sobrenaturais, é uma boa pedida para jovens que gostam de mundos fantásticos.

Saiba mais sobre o nosso time de livros a seguir:

Capa Dicionário da história social do samba DS.aiDICIONÁRIO DA HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA

Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (Civilização Brasileira)

Expressão da cultura marginal carioca do início do século XX, o samba resistiu a décadas de racismo e preconceito, e se tornou parte inextricável da identidade nacional brasileira. Nesta obra de referência pioneira, Nei Lopes e Luiz Antonio Simas inscrevem o valor da negritude e da história dos negros na criação e na fixação do samba, e a ambígua inserção dessa cultura musical na sociedade de consumo.

Mais do que apenas descrever conceitos, neste importante dicionário os autores reconstroem a memória cultural de nosso país. Os verbetes organizam a trama que compõe o enredo dessa narrativa: a repressão explícita dos primeiros tempos; as escolas de samba, os pagodes e rodas como pólos de resistência; a distribuição geográfica desses espaços; o samba como gênero de música popular, com seus múltiplos e diversos subgêneros e estilos e suas diferenças regionais. E, principalmente, destacam os nomes fundamentais que fizeram essa história: compositores, instrumentistas, regentes, cantores, dançarinos, cenógrafos, diretores, entre outros.     Compre aqui

 

O VOTO DO BRASILEIROcapa-ovotodobrasileiro

Alberto Carlos Almeida (Record)

Um guia didático e revelador em edição bilíngue sobre o processo eleitoral brasileiro, as carências e desigualdades do país e o que as urnas nos reservam. A partir da análise de mapas comparativos inéditos sobre o comportamento eleitoral do brasileiro nos últimos 12 anos, o cientista político Alberto Carlos Almeida destrincha as últimas três eleições presidenciais no Brasil e projeta um possível cenário para as eleições presidenciais de 2018.

Do ponto de vista do comportamento eleitoral, as eleições presidenciais brasileiras são bem estruturadas e previsíveis, e em nada devem às eleições nacionais dos países que consideramos exemplo de desenvolvimento. Ao final destas páginas, o leitor certamente vai chegar a uma conclusão sobre as eleições deste ano; mas o livro não se esgota aí. O que tem de melhor é o retrato que faz do Brasil e o olhar que projeta para além das urnas, o que o torna leitura obrigatória a todos que se interessam por política.    Compre aqui

 

livro 02 suiçaO TÚNEL E A LUZ – REFLEXÕES ESSENCIAIS SOBRE A VIDA E A MORTE

Elisabeth Kübler-Ross (Verus)

O que há de tão misterioso no momento da morte? O que sentem e vêem as pessoas que já tiveram a experiência de quase-morte? Como lidar bem com a ideia da finitude da vida? Como ajudar efetivamente as pessoas que estão morrendo? Esses questionamentos, entre muitos outros, são assunto do livro de Elisabeth Kübler-Ross, médica psiquiatra que dedicou toda a sua vida ao trabalho com doentes terminais.

É com amplo conhecimento, respeito e amor que ela relata diversas experiências de quase-morte reais, extraordinárias e muito humanas. Mais do que simplesmente tocar o leitor, despertando-lhe a curiosidade e a sensibilidade, “O túnel e a luz” o ajuda a refletir sobre a melhor maneira de viver, enquanto o leva a reconciliar-se com a ideia da morte. Trata-se de um livro desvinculado de qualquer credo religioso, que mostra, de maneira sábia, os motivos para não se temer a morte e viver em plenitude.  Compre aqui

 

 

O PECULIARlivro 01 suiça

Stefan Bachmann (Galera Junior)

Escolhido um dos melhores livros juvenis de 2012 pelo Publishers Weekly, “O peculiar” se passa após a invasão do mundo pelos seres mágicos. Ali, as fadas foram aceitas entre os mortais, mas os mestiços não têm lugar, e a discrição pode ser a diferença entre a vida e a morte. Os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados, ocos, boiando no Tâmisa. Mas eles estão seguros em Bath, não? Talvez… Se não fosse pela misteriosa dama em veludo ameixa que aparece na vizinhança. Quem é ela? E o que quer?    Compre aqui

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais