Notícias

Quatro livros do grupo entre os finalistas do Prêmio Rio de Literatura

Nenhum Comentário

Quatro livros do Grupo Editorial Record estão entre os finalistas do Prêmio Rio de Literatura, divulgados nesta quinta-feira. Em sua terceira edição, a iniciativa vai premiar os melhores livros nas categorias Ensaio, Prosa de Ficção e Poesia, além de um prêmio extra para livros inéditos de autores estreantes. Os vencedores serão conhecidos em setembro.

“Quadros geográficos”, de Paulo Cesar da Costa Gomes, lançado pela Bertrand Brasil, concorre entre os ensaios. Já “Vozes guardadas”, de Elisa Lucinda, está na lista dos finalistas de poesia, e “Céus e terra”, de Franklin Carvalho, e “Nas águas dessa baía há muito tempo”, de Nei Lopes, concorrem em prosa de ficção. Os três últimos foram lançados pela Record.

Saiba mais sobre os títulos abaixo.

 
9788528622454.QUADROS GEOGRÁFICOS | Paulo Cesar da Costa Gomes | Bertrand Brasil

Paulo Cesar da Costa Gomes propõe em seu novo livro que a geografia é uma forma de pensar, e que a construção do raciocínio geográfico se dá através da significação, do jogo de posições entre elementos espacialmente localizados. Mas como esse raciocínio se estrutura? Qual o campo comum sobre o qual opera o entendimento geográfico? Essas são algumas das perguntas fundamentais contempladas em “Quadros geográficos”, obra indicada não apenas aos estudantes de Graduação ou Pós-Graduação, mas a todos aqueles que têm curiosidade em discutir e conhecer as propriedades e competências de um saber geográfico.

9788501087386VOZES GUARDADAS | Elisa Lucinda | Record

Neste volume, a multiartista Elisa Lucinda reúne em dois livros – Jardim das cartas e O livro do desejo – poemas escritos nos últimos onze anos em que ficou sem publicar poesia. Com a delicadeza, a sensualidade, a inteligência e o humor que marcam a sua criação artística, os versos deste Vozes guardadas revelam amores contidos e outros obscenos, um mundo vasto de espantos, lágrimas, risos e paixões.

 

 

Capa Céus e Terra DSCÉUS E TERRA | Franklin Carvalho | Record

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura na categoria Romance, o livro conta a história de três mortes ocorridas em 1974: um cigano, um menino e um lavrador. O menino, chamado Galego, filho de família muito humilde, é decapitado por acidente logo no início da obra, quando então descobrimos que é esse pequeno defunto o narrador de toda a história.Sem piedade pela própria morte e sem sofrimento algum, o fantasma mirim acompanha a vida da cidade: o restaurante que se inaugura no velho casarão, o movimento da barbearia e da farmácia, a morte dos habitantes, os casamentos, a chegada e partida do circo. Nesta trama conduzida com leveza e agilidade, acompanhamos a trajetória do menino sem cabeça que vai se tornando um mito dentro da cidade e um sábio dentro dele mesmo, como se a morte pudesse, de fato, conter a chave de todos os mistérios.

Capa Nas aguas desta baia ha muito Tempo V3NAS ÁGUAS DESTA BAÍA HÁ MUITO TEMPO | Nei Lopes | Record

Em uma viagem por ruas, praças, morros, mares, rios, praias, mangues e ilhas de um Rio de Janeiro secreto e cheio de mistérios, Nei Lopes traz em seus contos os ecos de uma cidade quase selvagem, de lugares encantados e palavras em desuso, como se para salvá-los do esquecimento. O leitor se pergunta: será que essa gente existiu, será que tudo isso aconteceu? Não importa. O que importa é se deixar levar junto com o autor, que abre caminho por um Rio de contrastes, mistérios, diversão e medo — um Rio largo e profundo como as águas de sua baía.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais