Quentinho da gráfica

Novo livro de Angela Davis é o destaque desta semana

Nenhum Comentário

TRAPO| Cristóvão Tezza|Record

Edição comemorativa de 30 anos da obra que consagrou Tezza como um dos expoentes de uma nova geração de escritores brasileiros da década de 1980. Em uma noite comum, o professor aposentado Manuel recebe em sua casa uma visita estranha e um pedido inusitado: uma dona de pensão com aparência vulgar entrega dois pacotes contendo originais de um jovem poeta, marginal e suicida. A mulher quer que Manuel leia o espólio de Trapo, o artista em questão, e decida se aquilo tem valor. Enredado pelo encantamento da situação, o professor percebe que apenas a leitura é insuficiente, e passa a investigar os motivos que levaram o jovem ao suicídio. Procura amigos, entrevista pessoas, conversa com o pai do rapaz e tenta achar a jovem Rosa, a quem Trapo endereça suas cartas-poemas. Nesta obra, Tezza mostra extrema habilidade em costurar no romance a narrativa conduzida por Manuel e as tresloucadas cartas de Trapo.

O ENCANTADOR DE GATOS| Jackson Galaxy e Mikel Delgado|BestSeller

“O encantador de gatos” é um guia indispensável para todos os amantes de gatos. Trabalhando com o conceito de gatitude (cat mojo no original), Jackson Galaxy e Mikel Delgado, especialistas em comportamento felino, mostram de forma didática e espirituosa a melhor maneira de deixar o seu bichinho à vontade consigo mesmo e com o ambiente em que vive. Famoso por socorrer famílias angustiadas por seus gatos “problemáticos”, Galaxy divide os felinos em três arquétipos: Gato Mojito (confortável e cheio de gatitude), Gato Napoleão (agressivo) e Gato Invisível (desconfortável e cheio de medo). Ao longo do livro, são apresentadas orientações que incentivam o guardião a adotar práticas que possam melhorar a dinâmica entre ele e seu bicho de estimação, além de estimular o animal a exercitar seus instintos naturais, de forma que o gato, Napoleão ou Invisível, possa se sentir livre e confiante como um Mojito. Além disso, Galaxy apresenta sua crença da existência de um Gato Essencial, algo como uma alma ancestral que vive em todos os felinos, e oferece ao leitor uma visão histórica da evolução dos gatos e de como eles passaram de animais considerados malignos e sentenciados à morte pela Inquisição a animais domésticos. Este é um livro essencial para entender a natureza felina, algo que todos os guardiões e amantes de gatos deveriam ler.

EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO E ALEGRIA|Lea Tiriba| Paz&Terra

Nas escolas, as crianças permanecem horas em espaços fechados, aprendendo a obedecer, apropriando-se de conteúdos muitas vezes distantes de seus interesses. O trabalho de Lea Tiriba aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, buscando concepções e práticas que religuem os seres humanos à natureza e digam não ao consumismo e ao desperdício.   Com base em extensa pesquisa de campo e bibliográfica, a autora sugere o respeito às vontades do corpo. Desencoraja o “emparedamento” das crianças e propõe um aprendizado que reorganiza a relação entre educadores e educandos, questionando a centralidade das professoras no processo pedagógico e propiciando o surgimento de relações horizontais.Inspirando-se em pensadores libertários, como Paulo Freire, Lev Vygotsky, Félix Guatarri, Boaventura de Souza Santos, Leonardo Boff entre outros, a autora nos convida a abraçar a solidariedade planetária. Em vez de cimento, paredes e grades, uma perspectiva de futuro que permita o movimento dos corpos, para a inventividade, a livre criação, a capacidade de escolhas e os encontros que geram alegria.

SOB A LUZ DA ESCURIDÃO | Ana Beatriz Brandão | Verus

Guerras e destruição, causadas pela ganância de um homem, quase levaram a raça humana à extinção. Com a radiação das bombas nucleares, o DNA humano sofreu mutações e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres especiais, com poderes extraordinários. Em meio ao caos de um mundo pós-apocalíptico, Lollipop e Jazz são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras. Com as memórias apagadas, elas não sabem por que estavam ali nem quem as libertou. E, enquanto buscam respostas sobre suas origens, só lhes resta lutar pela sobrevivência. Evan, um vampiro milenar, lidera com mãos de ferro uma das mais poderosas áreas do planeta. Mas quando, por obra do destino, ele reencontra a mulher que pensou estar morta há décadas, tudo desmorona e ele é obrigado a enfrentar o passado. Ana Beatriz Brandão apresenta um mundo totalmente novo ao leitor em Sob a luz da escuridão. A raça humana não é mais a mesma, novas espécies foram criadas e agora é cada um por si. Uma história eletrizante, cheia de ação, tensão e romance, que vai provocar fortes emoções no leitor. Prepare-se e escolha seu lado nessa guerra: você é um metacromo ou um Deles?

ESTARÃO AS PRISÕES OBSOLETAS| Angela Davis| Bertrand Brasil

No país com a maior população carcerária do mundo, Angela Davis — estudiosa, ativista, referência dos movimentos negro e feminista — examina com seu olhar crítico o conceito de encarceramento como punição. Desde os anos 1980, a construção de prisões e a taxa de encarceramento nos Estados Unidos têm crescido exponencialmente, originando uma grade inquietação do público sobre a proliferação, privatização e a promessa de grandes lucros a partir do sistema carcerário. No entanto, essas prisões abrigam quantidades desproporcionais de minorias étnicas, deixando entrever o racismo entranhado no sistema. Neste livro, a renomada ativista Angela Davis expõe com clareza a situação e nos pede uma reflexão radical, em busca de alternativas aos atuais programas de reabilitação. Com esta última grande abolição da vida norte-americana, pode-se finalmente começar a desmantelar essas estruturas que condenam tantos a uma vida de miséria e sofrimento.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais