Artigos

Sucesso não é uma ideia, é uma sucessão de pequenas ações, por Leila Navarro

Nenhum Comentário

Todas as ferramentas de automotivação são válidas desde que se tenha consciência de que as grandes obras são realizadas não só pela força do pensamento, mas na perseverança das atitudes. É preciso olhar para frente, acreditar e agir, deixando de lado a postergação e a falta de comprometimento com seus próprios ideais

*Por Leila Navarro

“O primeiro passo não nos leva para onde queremos ir, mas nos tira do lugar onde estamos”. Li essa frase despretensiosamente em um dos grupos de profissionais antenados com as tendências do mercado e ela chamou a minha atenção. Muitas frases parecidas têm o intuito de despertar a ação, promover o entusiasmo e a automotivação para que se possa deter o diferencial no mercado. É poderosa e comprovada a possibilidade de construir o futuro a partir dos pensamentos positivos, de novos significados e o estabelecimento de novos parâmetros, seja qual for a esfera da vida que se tenha interesse em atingir objetivos e ter sucesso.

Até aqui tudo é muito animador: “Vou pensar positivo, assim, atrairei boas oportunidades e conquistarei meu tão sonhado lugar ao sol”. Essa é a “iniciativa” de muitos profissionais. Mas, para que isso realmente aconteça, existem alguns caminhos a serem trilhados. Pouco efeito terão as frases motivacionais estampadas no monitor do seu computador ou na tela do seu ultramoderno smartphone se as suas atitudes continuarem as mesmas. Todas as ferramentas de automotivação são válidas desde que se tenha consciência de que as grandes obras são realizadas não só pela força do pensamento, mas na perseverança das atitudes. É preciso olhar para frente, acreditar e agir, deixando de lado a postergação e a falta de comprometimento com seus próprios ideais.

Segundo Platão, “O começo é a parte mais importante do trabalho”. É fato! Para chegar a um ponto desejado é imprescindível iniciar um planejamento para que se torne realidade. Agora, Santos Dumont fez uma afirmação que surge como complemento necessário ao que disse o filósofo: “As invenções são o resultado de um trabalho teimoso”. Isso sugere um alerta! Chegou o momento de cessar com os rodeios. Permanecer com as mesmas lentes em busca de atalhos só o fará desencadear nas mesmas possibilidades, bem longe do que propõe o futuro das organizações, dos negócios e do emprego.

Novas demandas exigem formas diferenciadas de atuar, trabalhar, liderar, de manter empregos e negócios saudáveis. Então, só a força de um desejo não leva ninguém muito longe.

É imperativo ter ações práticas! O futuro já começou e o que você tem feito para corresponder às exigências do seu mercado, da sua carreira, do seu negócio ou da sua empresa? Você tem um plano de ação definido, que norteie os seus passos rumo ao que quer alcançar? Aliás, você sabe exatamente o que deseja para a sua carreira?  Buscar padrões e atribuir a eles significados faz parte da natureza humana. Agora, pouco adianta ter referências positivas se você mesmo não sabe quais são os parâmetros para a sua própria vida. Os fatos não deixam de existir simplesmente por serem ignorados.

O futuro está cada vez mais presente e já está acontecendo uma verdadeira revolução na economia mundial que, querendo ou não, afetará a sua condição de profissional economicamente ativo, seja como empreendedor de um negócio ou da sua própria carreira.

Mantenha-se atento às frases motivacionais, mas acima de tudo, lembre-se que uma sucessão de pequenas ações focadas no futuro é o que fará você atingir grandes resultados.

*Leila Navarro é empresária, autora de mais de 10 livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil. www.leilanavarro.com.br

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais