Dica de leitura

Copa no Grupo Editorial Record: Brasil x Bélgica

Nenhum Comentário

E avançamos na competição! A Copa do Mundo 2018 está se encaminhando para a reta final e o Brasil segue no jogo. Já passamos pelos mais variados adversários. Desde a Suíça até o México, estamos provando que somos bons de bola e de leitura. Para seguir dando sorte à seleção do coração,  selecionamos dois livros de primeira para conhecer melhor a Bélgica, adversária que iremos enfrentar nesta sexta-feira (6).

Pelo Brasil, selecionamos “Uma praça em Antuérpia”, segundo livro da carreira da carioca Luize Valente que narra a história de Clarice e Olivia, duas irmãs gêmeas portuguesas em sua fuga do regime nazista na Segunda Guerra Mundial. A autora insere no romance o personagem histórico Aristides de Sousa Mendes — cônsul português que salvou milhares de refugiados durante a Guerra. O texto transita entre Brasil, Lisboa e Antuérpia, no norte da Bélgica, além de diversos outros países da Europa, acompanhando a saga da família. Luize narra uma epopéia familiar tendo como pano de fundo fatos históricos do século XX.

Já o segundo livro da disputa é “Waterloo”, do inglês Bernard Cornwell. A narrativa se aprofunda nos conflitos de outra guerra, durante a era napoleônica, especificamente a batalha de Waterloo, iniciada no século XIX na região que hoje pertence à Bélgica. O autor dedica sua primeira obra de não-ficção para, a  partir de cartas e diários de oficiais, contar os principais eventos da batalha que durou cerca de quatro dias dias e exterminou milhares de pessoas.

 

Confira, abaixo, a sinopse dos livros e onde comprar:

capa antuerpia v2Uma praça em Antuérpia
Luize Valente

“Um romance histórico pertinente e comovente – e contado com uma admirável fluência de escrita.” – Richard Zimler

Após sua estreia literária com O segredo do oratório, sucesso de público e crítica, Luize Valente volta a mergulhar, de maneira ainda mais surpreendente, na história de uma família de migrantes em Uma praça em Antuérpia. Com domínio da narrativa, que vai e volta do ano novo de 2000 em Copacabana para os anos da eclosão da Segunda Guerra na Europa, Luize reconstitui a desgraça imposta pelo nazismo aos judeus, razão pela qual muitos deles viriam fazer a vida no Brasil.

Reunindo sensibilidade pelo drama humano e extensa pesquisa histórica, Luize retrata a chaga do nazismo na miudeza do cotidiano, na intimidade das famílias alemães e europeias, com bárbaros desdobramentos em Portugal, no lar de Clarice e Olivia, de onde a narrativa parte para ganhar o mundo e o Brasil. Acompanhamos a fuga de Clarice e seu marido, o pianista judeu Theodor, por grande parte da Europa, sempre um passo à frente da perseguição nazista, fuga que leva parte da família a cruzar o oceano. Como se não bastasse essa narrativa de tirar o fôlego, Luize presenteia o leitor com um final emocionante e totalmente inesperado. | Compre aqui

 

WaterlooCapa Waterloo AG V2.ai
Bernard Cornwell

A história de quatro dias, três exércitos e três batalhas. O confronto que deteve Napoleão. Em seu primeiro trabalho de não-ficção, Bernard Cornwell combina suas habilidades narrativas com uma pesquisa histórica meticulosamente construída para apresentar a descrição de cada momento dramático da batalha de Waterloo, desde a fuga de Napoleão de Elba até o resultado da matança nos campos de batalha. Por meio de trechos de cartas e diários do imperador Napoleão, do duque de Wellington e de soldados e oficiais comuns, Cornwell dá vida à sensação de como foi travar as famosas batalhas. Sua riqueza de detalhes e relatos pormenorizados dos confrontos esclarecem as idas e vindas desses quatro dias. É uma história de decisões-chave e momentos de incrível bravura de ambos os lados, que mantiveram indeterminado o resultado final até o derradeiro embate. Publicado para coincidir com o bicentenário do confronto, Waterloo é uma história tensa e emocionante de heroísmo e tragédia, e da batalha final que determinou o destino da Europa. | Compre aqui

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais