Dica de leitura

Aniversário do pai do futebol moderno inspira lista temática

Nenhum Comentário

O Doodle de hoje – aquela imagem que fica acima da barrinha de busca do Google – homenageou uma figura que foi fundamental para a versão do futebol como conhecemos tão bem atualmente: Ebenezer Cobb Morley.

Há exatos 187 anos nasceu o visionário que ficou conhecido como “pai do futebol moderno”. Apaixonado pelo esporte, o advogado se mudou para Londres e fundou, em 1862, o Barnes Football Club. Percebendo que as partidas eram muito violentas, Morley estabeleceu as primeiras regras para o jogo, enviadas como uma sugestão ao jornal inglês Bell’s Life. A iniciativa não apenas deu origem ao fair play, mas estabeleceu uma padronização que ajudou a popularizar o esporte.

Como também somos apaixonados por futebol, preparamos uma lista de livros do Grupo Editorial Record com temas diversos neste universo, veja abaixo:
Gigantes capa provisóriaGIGANTES DO FUTEBOL BRASILEIRO |JOÃO MÁXIMO E MARCOS DE CASTRO | CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
Lançado pela primeira vez em 1965, pela editora Lidador, este clássico da literatura esportiva escrito por João Máximo e Marcos de Castro ganhou nova edição, em 2011, pela Civilização Brasileira. Além das histórias dos 12 jogadores da versão original, os autores elegeram as de outros nove, formando uma seleção de 21 craques que povoam o imaginário de todos os apaixonados pelo mais brasileiro dos esportes. O livro atravessa quase cem anos de futebol brasileiro: dos tempos de várzea e clubes pequenos à profissionalização e ao estrelato dos jogadores dos dias de hoje. “E a grande sacada deste livro é tratá-los como personagens. Você não verá aqui apenas a carreira desses gigantes, com estatísticas e datas. Lerá as histórias das quais eles são personagens, escritas com acuidade e sensibilidade literária”, escreve Luis Fernando Verissimo no texto de apresentação.

Capa O outro lado da Bola V2 MFO OUTRO LADO DA BOLA | ALÊ BRAGA, ALVARO CAMPOS E JEAN DIAZ | RECORD
Um craque do futebol e ídolo da seleção resolve se declarar homossexual depois do assassinato de um ex-namorado. Este é o pontapé inicial de uma história que mostra, de forma bela e pungente, uma estrutura entranhada de preconceito e corrupção. Na trama, o protagonista Cris vê sua vida pessoal e sua carreira virarem de ponta-cabeça com a reação de colegas, patrocinadores e torcida.

 

Capa A cobranca MFA COBRANÇA | MÁRIO RODRIGUES | RECORD

Mário Rodrigues estreia nos romances com uma trama que transporta o leitor para dois períodos extremamente importantes (e não exatamente reais) da história brasileira: a era Collor e a final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O protagonista é um jogador de futebol consagrado, prestes a cobrar o quinto pênalti do Brasil contra a Alemanha, que já havia convertido os seus cinco. Se fizer o gol, cumpre sua parte e o Brasil pode se tornar hexacampeão, fechando definitivamente a ferida aberta no vergonhoso 7 a 1. Mas, se errar, voltamos à banal condição de vice. Esse instante, congelado no tempo, pode também ser a chance de se vingar não da Alemanha, mas do próprio Brasil, que tanto negou, confiscou, roubou do seu povo.

Capa O Delator V2 MFO DELATOR | ALLAN DE ABREU E CARLOS PETROCILO | RECORD
Fruto de dois anos de pesquisa, “O delator” é mais que uma biografia; é o raio-x do homem que implodiu a máfia da cartolagem nas três Américas. Traz informações exclusivas, detalhes até então desconhecidos, contratos explosivos jamais revelados e propinas de todos os tipos. Disseca, ainda, a parceria com Ricardo Teixeira e a CBF, que viria a sequestrar dos brasileiros a gestão de seu bem mais amado: o futebol. J. Hawilla foi o pioneiro do marketing esportivo no Brasil. Um empreendedor que ficou bilionário à custa de corrupção desenfreada e de conchavos com mídia, políticos e empresários. Um jornalista esportivo que se tornou um dos mais bem-sucedidos empresários do país. Um corruptor que virou delator.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais