Listas

Nada de brinquedo: 5 livros para presentear a criançada

Nenhum Comentário

A Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança de 1925 marcou a proclamação, pela primeira vez, de uma data internacional em homenagem à criança. Na mesmo época, um projeto de lei aprovado no Brasil, logo após o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, marcou o dia 12 como a data comemorativa oficial no país. Além de homenagear os pequenos, o dia é também um lembrete sobre a importância da garantia de direitos e da luta contra o abuso infantil.

A tradição dos presentes começou um pouco mais tarde, na década de 60. Desde então, todo ano meninos e meninas aguardam ansiosos pelo dia. Para ajudar a diversificar as opções, fizemos uma lista com 5 livros como sugestão para presentear a criançada:

Capa O que e um homem DS:couv homme.qxp1 – O que é um Homem? | Galera Júnior

Depois de inúmeras tentativas de escrever um texto sobre a diferença entre os homens e os animais, um filósofo desabafa em voz alta: “Adoraria saber o que um cachorro, um gato ou um elefante diriam se tivessem de explicar por que os homens são superiores”. Eis que então surge na porta de sua casa um cão que fala, e começa assim um divertido diálogo sobre filosofia no livro “O que é um homem?”, lançamento da Editora Galera Junior.

O filósofo está certo de que o homem é superior por ser o único capaz de falar e raciocinar. O cachorro, que se chama Léo, não se dá por vencido e rebate vários argumentos. Eles falam sobre a vida em sociedade, divisão do trabalho, aspectos da cultura e da natureza e sobre liberdade. Os capítulos também são preenchidos por  ilustrações, balões informativos e  frases de importantes pensadores como Aristóteles, Descartes, Epicuro e Hegel.

 

97885011126682 – Frio congelante | Galera Júnior

Desde que se mudaram para a nova casa com os pais, os irmãos Abby e Jonah, de 10 e 7 anos respectivamente, descobriram um mundo novo. É que o porão do novo lar guarda um espelho mágico que, vez ou outra, suga a dupla para dentro de um conto de fadas. Nos cinco primeiros livros da série “Era outra vez”, os pequenos promoveram uma certa desordem nas histórias de Branca de Neve, Cinderela,  Pequena Sereia,  Bela Adormecida e Rapunzel. Agora, em “Frio congelante”, eles vão se embrenhar pelo universo da Rainha da Neve. Na última vez em que atravessaram o espelho mágico, Abby e Jonah tiveram problemas graves: os pais acordaram no meio da noite, ficaram preocupados ao não encontrarem a dupla em casa e os fizeram prometer que não chegariam perto do porão de madrugada. Os irmãos estão empenhados em manter-se na linha até o dia em que Príncipe, seu cachorro, desce as escadas correndo no meio da noite e acaba sugado pelo portal mágico. Assim, os dois terão que quebrar a promessa para ir atrás do bichinho. Ao cruzarem o espelho e aterrissarem num reino cheio de neve, os dois acham que estão no cenário de “Frozen”, onde conhecerão as princesas Anna e Elsa; mas Abby logo se lembra que os contos de fada acessados pelo portal são old school. Eles, na verdade, foram parar na trama da Rainha da Neve, conto original que inspirou o filme da Disney. Quando a rainha malvada congela Príncipe, a dupla precisa bolar um plano para salvá-lo. Mas, em meio a isso, precisarão lidar com lagos congelados, ladrões, renas falantes e uma série de desafios que os ajudam a compreender melhor a importância da lealdade e da amizade.

9788501111890.

 

3 – 50 BRASILEIRAS INCRÍVEIS PARA CONHECER ANTES DE CRESCER | Galera

Você sabia que “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer” foi todo ilustrado por 16 mulheres? E que a designer da capa também é uma mulher? E que a tipologia das letras também foi feita por mulheres? Só que o principal é que o livro foi feito e pensado para inspirar meninas e meninos também, por que não? No fim da obra, há espaço para que elas e eles escrevam e desenhem histórias das mulheres que inspiram ou já inspiraram as suas vidas: a mãe, a professora, a tia, a irmã, a colega de escola, a atriz, a cantora, a vó ou qualquer outra que a criança desejar. Afinal, escolher 50 mulheres dentre as milhares que fizeram a história do país é uma tarefa difícil e que merece ser compartilhada.

 

capa-filhotedecruzcredo_2610174 – Filhote de Cruz Credo | Editora Bertrand Brasil

“Sou feio, feio de nascença, mais feio do que você possa desenhar.” É assim que começa o livro “Filhote de Cruz-Credo”, de Fabricio Carpinejar. Considerado um dos nomes mais relevantes da poesia contemporânea, o escritor gaúcho foi vítima de bullying na infância. Num relato autobiográfico, ele conta como usou o bom humor e a inteligência para recuperar a autoestima. Fabricio teve uma série de apelidos: panqueca, cavalinho de pau, cara de morcego e até placenta. Um dia quando tomou um banho gelado e o espelho não embaçou, analisou minuciosamente seu rosto e foi correndo para a mãe perguntar se era feio. Como ela já havia perdido a paciência com o menino, que não acreditava ser bonitinho, disse por fim que ele era feio, sim.A partir desse episódio em casa, Fabricio chegou à conclusão de que o jeito era aceitar as brincadeiras e fugir delas quando tinha escolha. Por isso, atravessava a rua para não cruzar com as pessoas e ficava o recreio todo dentro da sala para não encarar os colegas da escola. Até que um dia, quando foi chamado de panqueca pela primeira vez, resolveu revidar, caçoando dos cabelos na orelha da menina que lhe deu o apelido. “Panqueca” e “Orelha cabeluda” acabaram se aproximando e namoraram. E, com o tempo, o menino aprendeu a se sentir bonito do seu jeito.

Capa O mistério do relógio na parede v3 MF ai5 – O mistério do Relógio na Parede | Galera

O livro conta a história de Lewis, que vai morar com o excêntrico tio Jonathan em um casarão num condado de Michigan após a morte de seus pais. Apesar de nunca ter conhecido o tio, a adaptação de Lewis à nova rotina é imediata. Mas Jonathan, de fato, é peculiar. A começar por espalhar relógios de parede pela casa. Mas não é só isso, ele anda pelos corredores escuros diariamente durante a madrugada, as janelas parecem trocar de lugar e, às vezes, os espelhos mostram paisagens que não correspondem ao que está em frente a eles. Será que isso tudo é possível ou é apenas fruto da imaginação de um garoto de dez anos? É aí que Lewis descobre que o tio e a enxerida Sra. Zimmermann, vizinha que sempre vai visitá-los, na verdade, são feiticeiros e que em algum lugar, no coração da mansão, está um relógio encantado impossível de ser silenciado. Mas só observar os poderes de Jonathan não é o suficiente para Lewis. Ao tentar imitar o tio, ele acidentalmente libera o fantasma da falecida senhora Izard, uma perigosa feiticeira – e antiga dona da mansão – que está procurando pelo relógio do falecido marido, cujo poder é destruir o mundo. Agora Lewis, o seu tio e a senhorita Zimmermann precisam impedir que a bruxa coloque o seu plano em prática.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais