Dica de leitura

“O que é um homem?”, de Cécile e Jean Robelin

Nenhum Comentário

Depois de inúmeras tentativas de escrever um texto sobre a diferença entre os homens e os animais, um filósofo desabafa em voz alta: “Adoraria saber o que um cachorro, um gato ou um elefante diriam se tivessem de explicar por que os homens são superiores”. Eis que então surge na porta de sua casa um cão que fala, e começa assim um divertido diálogo sobre filosofia no livro “O que é um homem?”, lançamento da Editora Galera Junior.

O filósofo está certo de que o homem é superior por ser o único capaz de falar e raciocinar. O cachorro, que se chama Léo, não se dá por vencido e rebate vários argumentos. Eles falam sobre a vida em sociedade, divisão do trabalho, aspectos da cultura e da natureza e sobre liberdade. Os capítulos também são preenchidos por  ilustrações, balões informativos e  frases de importantes pensadores como Aristóteles, Descartes, Epicuro e Hegel.

Aos poucos, durante a conversa entre os dois, Léo vai nos mostrar que a filosofia não é privilégio dos especialistas, e sequer dos adultos. O livro faz parte da Coleção Chouette! Penser, da Editora francesa Gallimard. A coleção, idealizada pela filósofa Myriam Revault d’Allonnes, reúne pensadores, filósofos, escritores em torno de um projeto de fazer filosofia com crianças.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais