Lançamentos

Narrado em verso, “A poeta X” navega pelo universo do Slam Poetry

Nenhum Comentário

Formada em Artes Cênicas pela Universidade George Washington, Elizabeth Acevedo é campeã americana de Slam Poetry, competição de poesia falada que tem se tornado uma via de expressão para jovens em todo o mundo. Filha de imigrantes dominicanos, ela se inspirou em sua própria experiência para escrever “A poeta X”, seu livro de estreia, que chegou às livrarias recentemente pela Galera.

No texto, o leitor tem acesso ao caderno de poesias de Xiomara Batista, a protagonista que se sente sem voz e desconectada do mundo que a cerca. Narrado por meio de poesias – que, na melhor tradição do slam poetry, pedem uma leitura em voz alta –, o livro acompanha Xiomara em meio a provações clássicas da adolescência: a paixão pelo amigo da aula de biologia; a raiva e a ferocidade que sempre acabam respondendo primeiro aos gracejos.

A herança afro-latina da personagem também aparece em suas poesias, seja na forma do conflito com a mãe religiosa, nas questões de autoaceitação despertadas pelas curvas que começam a surgir ou nos preconceitos enfrentados no cotidiano no Harlem. A escrita em verso tem efeito poderoso, dando ritmo e autenticidade a uma história absolutamente contemporânea.

 

TRECHO:

 

Encontro

Isso não conta como um encontro.

Nem mesmo como algo pecaminoso.

Só dois colegas

se encontrando depois da escola

para ouvir música. 

Então, eu tento não pirar

quando Aman concorda

com o nosso não encontro.

 

Elizabeth Acevedo é bacharel em artes cênicas pela George Washington University e mestre em escrita criativa pela Universidade de Maryland. Com mais de catorze anos de experiência em poesia performática, é Campeã Nacional de Slam Poetry. Figurando na lista de mais vendidos do New York Times assim que foi lançado, “A poeta X” é seu livro de estreia. Mais sobre a autora em www.acevedowrites.com.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais