Notícias

Fim de ano com livros premiados

Nenhum Comentário

Dois livros da Record se destacaram nos resultados dos principais prêmios literários do ano. Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia, foi o livro do ano segundo o Prêmio São Paulo de Literatura. Já Nunca houve tanto fim como agora, de Evandro Affonso Ferreira, levou o título de melhor romance pela Biblioteca Nacional. O livro do escritor mineiro, aliás, já havia recebido o Prêmio APCA no fim de 2017, também esteve entre os finalistas na categoria vencida por Ana Paula no Prêmio São Paulo e foi semifinalista do Prêmio Oceanos.

Em Assim na terra como embaixo da terra  (114 pág, R$ 32,90), a carioca Ana Paula Maia narra os últimos dias de horror de uma colônia penal em vias de desativação. Sua escrita é dura como o cotidiano de seus personagens; seres embrutecidos por uma realidade cruel. Mas é também necessária, porque revela a humanidade desses brutos, para quem sobra o trabalho sujo que ninguém quer fazer e o desprezo do restante da sociedade. “Esta obra de Ana Paula Maia será lembrada como um instante de alta voltagem literária que desloca seu leitor de algum lugar confortável”, escreve Marcia Tiburi no texto de orelha da obra.

Coincidentemente, em seu Nunca houve tanto fim como agora (160 pág, R$ 39,90), Evandro Affonso Ferreira, com sua prosa peculiar, trata do povo das ruas, do submundo das calçadas, da convivência entre merdunchos com seus ranhos e remelas, da violência do dia a dia da grande cidade. É livro que cutuca as feridas e, por isso mesmo, provoca reflexão. O trato com a linguagem, por sua vez, provoca a sensibilidade do leitor – que, página por página, é conduzido ao final sem dó nem piedade. “Neste mundo em que (como cita um dos personagens, sem entender ao certo o que isso significa) todos seremos “obsoletos”, é urgente sujar os dedos nas farpas que este belo romance, repleto de podres e solidárias aventuras, acumula a cada página”, defende Jorge de Almeida, na orelha.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais