Lançamentos

Dicas para uma adolescência sem traumas

Nenhum Comentário

“Manual da adolescência” apresenta uma abordagem biológica do funcionamento do cérebro, ilustrando parte das extraordinárias modificações químicas, morfológicas e estruturais que ocorrem neste período da vida. Gustavo Teixeira é um dos profissionais mais reconhecidos e lidos do Brasil na área psicoeducacional. Cofundador e diretor-executivo do Child Behavior Institute of Miami nos Estados Unidos, ele foi convidado pelo Departamento de Educação Especial da Bridgewater State University para criar um curso inspirado na série da Netflix 13 reasons why, em que a protagonista, uma estudante do ensino médio, lista as razões para cometer suicídio.

O sucesso das aulas na instituição americana motivou a criação de um livro para tratar dos mais diversos temas que afligem pais, educadores e profissionais da área de saúde mental que convivem com adolescentes. O autor explica que os cérebros adolescentes são muito responsivos ao ambiente e que carecem de uma autorregulação, responsável justamente por decisões impensadas e impulsivas que podem levar a riscos como acidentes automobilísticos, brigas, sexo sem proteção e envolvimento com drogas.

Gustavo lembra que a preparação para uma adolescência saudável começa na infância e que a criança exposta a estressores tóxicos ambientais e privada de estimulação tem mais chances de desenvolver doenças psiquiátricas como depressão, ansiedade e esquizofrenia. A boa notícia, ele destaca, é que nosso cérebro é plástico e se cuidarmos devidamente da estimulação dos adolescentes podemos reverter bastante os riscos e os prejuízos causados por negligência, violência e falta de estímulo.

O livro apresenta um programa de prevenção do uso de drogas, aborda o desenvolvimento de transtornos como bipolaridade, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, bullying e cyberbullying e dá exemplos de casos clínicos reais, mostrando como eles foram conduzidos por Gustavo, esclarecendo alternativas de medicamentos e terapias.

“Manual da adolescência” chega às livrarias em março pela Editora BestSeller.

Gustavo Teixeira é médico, mestre em Educação pela Framingham State University, cofundador e diretor-executivo do Child Behavior Institute of Miami nos Estados Unidos. Atua como palestrante internacional em inclusão e educação especial, e é um dos responsáveis pela popularização de livros psicoeducacionais no Brasil.

 

Comentários
Posts Populares
Não passarão

Não passarão

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais