Lançamentos

Bastidores da política são analisados por Marcia Tiburi em novo livro Dedicado a Marielle Franco e ao ex-presidente Lula, que assina apresentação da obra

Nenhum Comentário

delirio do poder _2z_2_SAIDA_MODEm ‘Delírio do poder – Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação’ (Record), a filósofa Marcia Tiburi analisa como a intensificação da lógica neoliberal afeta as instâncias políticas – subjetivas e institucionais – que deveriam assegurar uma vida digna a todos. A partir de fatos públicos e vivências pessoais, a filósofa reflete sobre questões políticas, incluindo sua experiência como candidata ao governo do estado do Rio de Janeiro pelo PT em 2018 e a avalanche de “fake news”, da qual também foi vítima. No livro, a autora aponta o que ela considera de arapucas para prejudicar sua campanha, armadas não apenas por partidos de direita.

A apresentação de ‘Delírio do poder – Psicopoder e loucura na era da desinformação’ é de autoria do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. No texto, Lula elogia a coragem de Marcia e tece comentários sobre a política e sobre a liberdade. “A política é ao mesmo tempo a atividade mais exigida pela sociedade e a mais criticada. As pessoas exigem mais de um político do que muitas vezes exigem de si mesmas. E não importa quem seja o político, na democracia a cada quatro anos ele tem que sair na rua para pedir voto, no sol, na chuva, dando satisfação a quem depositou sua confiança nele. Claro que a política é cheia de falhas, porque é humana. Mas quando se nega a política, o que vem depois, e estamos vendo isso hoje no Brasil, é sempre pior”, discorre Lula.

No próximo dia 14, data que marca o aniversário de um ano da morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, Marcia Tiburi participa de um evento em Nova York no qual homenageará a ex-vereadora e amiga. A filósofa encontra-se nos Estados Unidos desde dezembro. Depois de receber ameaças de morte durante a campanha eleitoral, a filósofa aceitou convite para um programa de residência literária de três meses em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Em entrevista ao site Universa, Marcia Tiburi falou sobre as ameaças que vinha sofrendo depois das eleições:  “Eu amo o meu país, nunca pensei em sair do Brasil na minha vida, é muito triste e difícil ter que sair do meu país por não me sentir segura e não poder fazer mais o meu trabalho.”

 

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais