Notícias

Autora premiada participa do Salão de Paris

Nenhum Comentário

Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, a escritora Ana Paula Maia é uma das atrações do estande brasileiro do Salão do Livro de Paris que começa hoje. A autora de Assim na terra como embaixo da terra (Editora Record), que lhe valeu uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, assinará seus livros neste dia 16 de março, às 16h15. O estilo de Ana Paula reflete a aridez de seus personagens, figuras do submundo que se dispõem a fazer trabalhos sujos como matadores de alugueis, assassinos e outros tipos brutalizados pelo cotidiano da sociedade. Esta marca se faz presente tanto na trilogia A saga dos brutos, integrada por Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, O trabalho sujo dos outros (2009, publicados em volume único) e Carvão Animal (2011), quanto neste romance mais recente.

 

Em Assim na terra como embaixo da terra, Ana Paula Maia descreve cruamente os últimos dias de uma colônia penal em vias de desativação. A autora vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura conta como o local construído para reinserir o homem de volta à sociedade aos poucos se transforma num verdadeiro campo de concentração, esquecido no meio do nada. O romance coloca no centro das ações um personagem que já havia aparecido como coadjuvante em De gados e homens (2013), o índio Bronco Gil, temido capataz da fazenda Touro do Milo.

 

“Eu nunca tinha tido um personagem índio. Eu queria muito ter um índio como personagem. Mas não índio de cocar, ainda com aquela imagem inocente, mas não, um índio mestiço, exatamente como é o Bronco Gil. E eu gostei muito do Bronco Gil, eu acho que ele teve um excelente desempenho em De gados e homens, e eu percebo que quando o personagem tem um desempenho muito bom, quando ele me pega… eu falo, ‘não, esse cara tem que voltar em algum outro livro”. E quando ele surgiu em De gados e homens eu falei, ‘eu vou trazer esse personagem de novo’. Geralmente esses eu não mato, ele não pode morrer, tem que ficar vivo para um próximo livro. E aí quando eu fui escrever o Assim na terra como embaixo da terra, eu decidi trazer o Bronco Gil como protagonista”, contou Ana Paula Maia, em entrevista ao BLOG DA EDITORA RECORD, na ocasião do lançamento do livro em 2017.

 

Confira a entrevista completa de Ana Paula Maia aqui.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais