Listas

Livros para entender 64 e o golpe militar

Nenhum Comentário

O ano de 1964 foi um dos mais conturbados da história política recente do país. O golpe, capitaneado pelos militares, que lançou o país num período de exceção, completa 55 anos neste dia 31 de março. O período foi marcado pela censura à imprensa, dura repressão a movimentos contrários ao regime, tortura, entre outras afrontas à liberdade que os militares diziam defender. Foram longos 21 anos até a redemocratização. Confira uma lista de títulos das editoras Civilização Brasileira e José Olympio que lançam por terra qualquer possiblidade de revisionismo histórico.

1964: O golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura militar no Brasil | Jorge Ferreira e Angela de Castro Gomes | Civilização Brasileira

Com base em farta documentação, pesquisas em jornais e revistas da época e em depoimentos de quem viveu aquele tenso período, os professores Jorge Ferreira e Ângela de Castro Gomes apresentam uma narrativa clara e direta voltada para o grande público. Oferecem uma contundente reflexão sobre o processo histórico que resultou na vitória dos golpistas civis e militares. Pequenos boxes com notícias de jornal, cartas de leitores, pesquisas do Ibope, programação da televisão, cenas do cotidiano da população, entre outros, auxiliam na recriação do clima que se vivia então.

Jango e eu | João Vicente Goulart | Civilização Brasileira

Filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente tinha 7 anos apenas, mas se recorda bem da noite do dia 31 de março de 1964, quando uma agitação diferente tomou conta dos corredores da Granja do Torto, uma das residências oficiais do presidente da República. Telefonemas, cuidados especiais e, na manhã do dia seguinte, uma pequena mala para uma viagem que parecia ser curta. Nada de brinquedos nem da pompa que cercava os deslocamentos da família. O avião também não era o da Força Aérea Brasileira, mas um monomotor de pequeno porte. Viajaram para Porto Alegre ele, a irmã Denize e a mãe Maria Thereza. Depois para São Borja e só então para o Uruguai, destino da família após o golpe que depôs o patriarca, presidente eleito do Brasil, e mergulhou o país numa ditadura que duraria mais de 20 anos.

Um homem torturado | Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles | Civilização Brasileira

Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles reconstituíram toda a trajetória política do frade. Elas mostram que Tito foi um dos que não se calaram e preferiram combater a ditadura sem armas, com a força das ideias e dos ideais de justiça social. A reportagem biográfica aborda, sobretudo, a militância política de Tito, passando pela prisão, a tortura que o destroçou psicologicamente, o exílio, até o seu suicídio, em 10 de agosto de 1974, na França.

  As duas guerras de Vlado Herzog | Audálio Dantas | Civilização Brasileira

Da fuga desesperada dos Herzog da Europa rumo ao Brasil ao obscuro suicídio de Vladimir Herzog na carceragem do DOI-CODI de São Paulo, As duas guerras de Vlado Herzog refaz a trajetória do pequeno menino judeu que se transformou em uma das vítimas mais emblemáticas da ditadura militar no Brasil. Com base em depoimentos e na apuração rigorosa das circunstâncias, aliada à autoridade de ter testemunhado e denunciado a história como presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Audálio Dantas reconstitui todos os detalhes da prisão de Vlado e levanta novas questões sobre a versão oficial da sua morte. Vencedor do prêmio Jabuti na categoria livro de não-ficção do ano.

Gracias a la vida | Cid Benjamin | José Olympio

O então estudante de engenharia Cid Benjamin se tornou uma das principais lideranças de esquerda na década de 60. Resistiu bravamente a inúmeras sessões de tortura nos porões dos órgãos de repressão.  Passados mais de 40 anos, Cid resolveu escrever suas memórias em um relato precioso, que fala sobre sua trajetória de luta pela democracia num dos momentos mais obscuros da vida política brasileira.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais