Notícias

Autor da Civilização Brasileira conquista Açorianos na categoria Ensaios

Nenhum Comentário

O autor Juremir Machado da Silva conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura 2018, na categoria Literatura e Humanidades, com o livro Raízes do Conservadorismo Brasileiro (Civilização Brasileira). A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (23), no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O autor Tobias Carvalho foi finalista na categoria Conto, com o livro As Coisas, que já havia conquistado o Prêmio Sesc de Literatura.

Capa Raizes do consevadorismo brasileiro CG v2.inddRaízes do Conservadorismo Brasileiro | Juremir Machado | Civilização Brasileira

Como o Brasil acordou na segunda-feira, 14 de maio de 1888, um dia depois de promulgada o fim da escravidão no país? Como os jornais noticiaram a abolição? Partindo dessas questões, o jornalista e historiador Juremir Machado mergulhou nos arquivos da época e resgatou não só a reação da imprensa, mas também os discursos dos políticos, empresários e jornalistas antes e depois da lei que libertou os escravos, mas não previu nenhuma política de acolhimento nem de inclusão dos negros na sociedade. O livro é resultado de cinco anos de pesquisa.

As coisas | Tobias Carvalho | RecordCapa As coisas V3 MF

O que acontece depois que alguém “sai do armário”? Como é o dia a dia das relações homossexuais quando as fases de descoberta e aceitação já passaram? Este é o universo retratado em “As coisas”, livro de contos do gaúcho Tobias Carvalho que foi vencedor da edição 2018 do Prêmio Sesc de Literatura. Nos 23 textos que compõem o livro, Tobias naturaliza as relações entre homens e se dedica às particularidades que elas trazem. Inspirado em suas experiências pessoais e de amigos, ele dá voz a personagens em sua maioria jovens, que moram sozinhos pela primeira vez, vão morar com o namorado, se aventuram em paixões na faculdade e nos aplicativos de encontro.

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais