Notícias

Autores da Record na Flip

Nenhum Comentário

O Grupo Editorial Record marca presença em Paraty com quase vinte autores em 2019. Quatro deles participam da programação oficial da Flip: as jornalistas Cristina Serra e Marilene Felinto, o crítico de cinema Ismail Xavier, que, com a curadora Fernanda Diamant, assina a seleção de filmes do Cinema na Praça, e o historiador José Murilo de Carvalho. A homenagem da Flip a Euclides da Cunha, que relatou o cotidiano do sertanejo como correspondente de O Estado de São Paulo, inspirou um convite especial à arquiteta e ativista Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, que se juntará ao biógrafo Mário Magalhães em mesa na Casa Libre & Sta. Rita de Cássia, na sexta (12), às 18h30.

Graciliano Ramos, cuja obra passa por uma renovação de seu projeto gráfico, será lembrado em debate na Casa Paratodxs, na sexta (12), às 15h, com as participações de seu neto, o escritor Ricardo Ramos Filho, e do biógrafo Mário Magalhães. Na programação oficial de filmes da Flip será exibida a adaptação de Nelson Pereira dos Santos para o clássico Vidas Secas. Autora do consagrado Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves participa de mesa sobre a questão da identidade no romance. O público da Flip terá oportunidade de conhecer os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura: Felipe Holloway e João Gabriel Paulsen, eleitos respectivamente nas categorias romance e conto, terão seus livros publicados pela Editora Record. A cerimônia de entrega está marcada para a unidade Santa Rita, do Sesc, no sábado (13), às 20h. Participam ainda da programação do Sesc Juliana Leite e Tobias Carvalho, que venceram a edição 2018.

A seleção de autores do Grupo Editorial Record conta com uma convidada estrangeira, a best seller alemã Nina George, do cultuado A livraria mágica de Paris, que autografará seu novo romance, O livro dos sonhos, no sábado, às 17h, na Casa Europa. Com o novo livro O último dia da inocência no prelo, Edney Silvestre debate a adaptação literária para a TV com George Moura e Mariana Ximenes em mesa mediada por Zeca Camargo. Completam o time de escritores confirmados: Clarissa Wolff, Estevão Azevedo, João Cezar de Castro Rocha, Juliana Leite, Marcelino Freire e Tobias Carvalho. As participações dos autores do Grupo Editorial Record em Paraty serão realizadas nos seguintes locais: Auditório da Matriz, Casa Libre & Sta. Rita de Cássia, Casa Europa, Casa Globo, Casa Paratodxs, Casa Submarino, Casa TAG, Cinema da Praça e Sesc Santa Rita.

Confira abaixo os dias e horários.

Autores Record em Paraty

Ana Maria Gonçalves | Clarissa Wolff |Cristina Serra |Edney Silvestre Estevão Azevedo |Felipe Holloway  |Ismail Xavier |João Cezar de Castro Rocha | João Gabriel Paulsen |José Murilo de Carvalho |Juliana Leite |Marcelino Freire |Marilene Felinto |Mário Magalhães |Nina George | Ricardo Ramos Filho | Tobias Carvalho

PROGRAMAÇÃO

Quinta (11)

10h30

Cristina Serra. Autora de ‘Tragédia em Mariana’, a jornalista fala sobre licenciamento ambiental e o aspecto humano das vítimas afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. Casa Submarino.

14h

Tobias Carvalho. Vencedor do prêmio Sesc 2018 na categoria contos com ‘As coisas’, participa com Amara Moira da mesa Literatura tem gênero?  Sesc Santa Rita.

17h

Vidas secas. A adaptação de Nelson Pereira dos Santos, de 1963, para o clássico de Graciliano Ramos foi um dos filmes selecionados pelos curadores Ismail Xavier e Fernanda Diamant. Cinema da Praça.

17h

Juliana Leite e Tobias Carvalho. Vencedores do prêmio Sesc de Literatura 2018, os jovens escritores são atração do debate Novas vozes da literatura brasileira e autografam o romance ‘Entre as mãos’ e o livro de contos ‘As coisas’. Casa TAG.

Sexta (12)

15h

Mário Magalhães e Ricardo Ramos Filho. Os dois autores participam da mesa Apesar de você que debate as ditaduras. Participação ainda de Henrique Schneider e mediação de Jéssica Balbino. Casa Paratodxs.

15h30

José Murilo de Carvalho. Autor de ‘Cidadania no Brasil’, ‘Construção da ordem’ e ‘Teatro das sombras’, o ocupante da cadeira 5, da ABL, é um dos grandes especialistas nos estudos da construção da cidadania no Brasil do século XIX. Será entrevistado por Angela Alonso e Heloisa Starling na programação oficial. Auditório da Matriz.

16h30

Estevão Azevedo. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria romance do ano, em 2015, por Tempo de espalhar pedras, o autor fala sobre seu livro que passou a ser editado pela Record em 2018. Cadeia Literária.

17h

Clarissa Wolff. A autora de Todo mundo merece morrer media debate com Kristen Roupenian, tendo como tema literatura e (des)amores. Casa TAG.

18h

Edney Silvestre. Discorre sobre o tema A história recente do Brasil na literatura de Edney Silvestre. O escritor lança em agosto seu novo romance ‘O último dia da inocência’, thriller que se desenrola em 13 de março de 1964, dia do histórico Comício da Central do Brasil. Casa Submarino.

18h30

Mário Magalhães e Monica Benicio. O autor de ‘Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018’ elencou três protagonistas para o ano que passou, entre eles Marielle Franco. Nesta mesa ele conversa com a arquiteta e ativista Monica Benicio, viúva da vereadora. Casa Libre & Sta. Rita de Cássia.

Sábado (13)

10h30

Marilene Felinto. A escritora e crítica brasileira fala de sua incessante produção literária que toca em questões de gênero, raça e condição social no Brasil, além de ler trechos de suas obras. Atração da programação oficial. Auditório da Matriz.

11h

Nina George. A autora alemã do best seller ‘A livraria mágica de Paris’ mostra outra faceta de seu trabalho em conversa sobre ativismo com Jeff Taylor. Casa Europa.

11h30

Edney Silvestre. Depois do sucesso de público e de crítica, a adaptação de ‘Se eu fechar os olhos agora para a TV inspira um debate com participação de seu autor, do roteirista George Moura e da atriz Mariana Ximenes. Mediação de Zeca Camargo. Seu novo romance, ‘O último dia da inocência’, chega às livrarias em agosto. Casa Globo.

12h

Ismail Xavier. O crítico, que assina a curadoria do Cinema na Praça, autor de Experiência de cinema, conversa com o realizador português Miguel Gomes, diretor da aguardada adaptação de ‘Os sertões’. Mediação de Marina Person. Auditório da Matriz.

17h

Nina George. A autora alemã do best seller ‘A livraria mágica de Paris’ autografa seu novo romance, ‘O livro dos sonhos’. Depois da Flip, Nina visita a capital do Estado, onde participa de clube de leitura e promove noite de autógrafos na Travessa do Leblon, no dia 16. Casa Europa.

17h

Juliana Leite. A autora do premiado ‘Entre as mãos’ junta-se a Renata Pimentel no debate intitulado Corpo do livro, livro do corpo. Sesc Santa Rita.

20h

Felipe Holloway e João Gabriel Paulsen. Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2019 apresentam seus livros em debate mediado pelo curador Henrique Rodrigues. Holloway foi eleito na categoria romance por ‘O legado de nossa miséria’ e Paulsen na de contos por ‘O doce e o amargo’. Ambos serão publicados pela Editora Record. Sesc Santa Rita.

20h30

Cristina Serra. A repórter que cobriu as consequências do desastre ambiental decorrente do rompimento da barragem da mineradora Samarco lançou ‘Tragédia em Mariana’, que relata o sofrimento dos moradores atingidos e apresenta vasta documentação em busca dos responsáveis. Participa da programação oficial ao lado de David Wallace Wells, editor-adjunto da New York Magazine.A mediação é de Julia Duailibi. Auditório da Matriz.

Domingo (14)

10h30

Mário Magalhães. Autor de ‘Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018’ e da biografia do guerrilheiro Carlos Marighela, adaptado para o cinema pelo ator Wagner Moura, o biógrafo fala sobre o processo criativo deste estilo de narrativa. Casa Submarino.

14h

Ana Maria Gonçalves. Café literário reúne autora do consagrado Um defeito de cor, e o crítico João Cezar de Castro Rocha, autor de Machado de Assis: Por uma poética da emulação. Debatem a questão do romance como identidade. Mediação de Maria Fernanda Rodrigues. Sesc Santa Rita.

 

Comentários
Posts Populares

Este website usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Navegando neste site você consente com a nossa Política de Privacidade.

Leia Mais